Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

MAP do Moledo integra a programação da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes

mapmoledosm

A Mostra de Arte Pública do Moledo, localizada na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, integra a Bienal Cultura e Educação, na categoria 'Rotas e Percursos', um projecto promovido pelo Plano Nacional das Artes. Esta acção permite que a rota artística da Lourinhã seja divulgada em todo o território nacional, "valorizando o património histórico e cultural do concelho", mas também promovendo a temática 'Pedro&Inês', "um dos mais distintivos eixos turísticos do território, que honra esta história de amor intemporal, cujos protagonistas deixaram a sua marca na Lourinhã", refere a autarquia lourinhanense num comunicado enviado ao ALVORADA.

A Mostra de Arte Pública (MAP) da aldeia do Moledo, nasceu de uma parceria entre a antiga junta de freguesia do Moledo, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a escola Secundária António Arroio, com o envolvimento da comunidade local e do Município da Lourinhã. Tem, por objectivos, a democratização da arte e a promoção do bem-estar da população.

No mesmo comunciado, a câmara municipal adianta que desta forma, "as dinâmicas são sempre implementadas com o envolvimento da comunidade" e, quando possível, as obras são executadas pelos artistas em regime de residências artísticas, "proporcionando a interacção e troca de saberes" entre os locais e os artistas. Daqui, já resultaram 50 obras espalhadas pela aldeia, com vários projectos culturais e artistas convidados, podendo ser visitados trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art. As últimas datam de 2020 e resultam de uma parceria com a revista FOmE, quando a aldeia recebeu os trabalhos de pintura mural de Jorge Charrua e de Filipa Morgado, no primeiro caso, uma abordagem contemporânea à imagem de Inês de Castro e, no segundo, uma interpretação da história de Pedro e Inês, com vista à criação de um espaço abstracto, mas alinhado com a ideia de caminho (interior e exterior), de fuga e esconderijo. "De realçar ainda as visitas de Pantónio ao Moledo, artista cuja relação com a aldeia remonta a 2014 e que, também em 2020, ofereceu a pintura do moinho à aldeia, num acto de partilha que trouxe uma nova obra sobre os mesmos muros".

A Bienal Cultura e Educação decorre até 30 de Junho e estabeleceu-se no país através da formação de parcerias, trabalhando em rede com instituições, equipamentos culturais e educativos, câmaras municipais, fundações, associações, colectividades, artistas, mediadores e professores, tendo, ao todo, reunido mais de 300 propostas artísticas e culturais para jovens e crianças.

Ambiciona promover e desenvolver processos de envolvimento com as comunidades, a criação e produção, o acesso e a mediação das artes e do património. Pretende ainda celebrar e tomar consciência da importância transformadora das artes, valorizar a criação e a programação para a infância e a juventude, com o “objectivo de transformar as instituições culturais em território educativo e as escolas em polos culturais” e fomentar uma verdadeira democracia cultural: a participação activa de cada um na cultura de todos, como agentes culturais e educativos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)