Lourinhã recebe Congresso Internacional de Paleontologia até este sábado
- Lourinhã
- 12/04/2023 14:56
Fazer a divulgação científica de projectos desenvolvidos por alunos de diferentes níveis do ensino superior da Península Ibérica é o objectivo do Congresso Internacional de Paleontologia, evento que se realiza desde 2002. Estes encontros tiveram origem no país vizinho, Espanha, que pela dinâmica dos jovens investigadores desta especialidade da Geologia decidiram alargar a Portugal, em 2009, quando se realizou em Torres Vedras, voltando a realizar-se no território nacional em Pombal (2017) e em Coimbra (2021).
Neste âmbito, a vila da Lourinhã recebe a partir desta quarta-feira e até ao próximo sábado a edição deste ano que integra o XXI Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia (EJIP) e a 6ª edição da International Meeting of Early-stage Researchers in Paleontology (IMERP), ambos focados na divulgação de trabalhos científicos de jovens paleontólogos. Trata-se de um encontro onde os jovens apresentam e discutem os seus trabalhos, quer de mestrado, quer de doutoramento ou realizados recentemente após a obtenção deste grau académico, em ambiente descontraído.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, da AGEO - Associação Geoparque Oeste, da Universidade NOVA de Lisboa, do GEAL - Museu da Lourinhã e do Dino Parque Lourinhã, entre muitas outras associações e entidades nacionais e internacionais.
As sessões de divulgação científica decorrem nos dias 12, 13 e 14 de Abril no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, contando com cerca de 120 participantes de 16 nacionalidades diferentes. Os congressistas poderão também participar em outras actividades, nomeadamente a realização de workshops de carácter técnico e científico, e duas saídas de campo, uma às rochas do Jurássico Superior da Lourinhã e outra aos calcários do Jurássico Inferior de Peniche, passando também pelo Dino Parque Lourinhã.
Sendo o evento restrito aos participantes, os lourinhanenses e público geral poderão visitar a exposição alusiva ao 5º Concurso de Paleoilustração EJIP, patente na Galeria Municipal da Lourinhã, entre 12 e 29 de Abril, e na qual poderão ver ilustrações alusivas ao mundo da Paleontologia.
Segundo revelou a Câmara Municipal num comunicado enviado ao ALVORADA, a Lourinhã é lugar “de relevância mundial” no âmbito da Paleontologia e tem “uma longa tradição” na investigação neste domínio, nomeadamente através do trabalho que o GEAL - Museu da Lourinhã desenvolve, em parceria com o Dino Parque Lourinhã, sendo um território onde “já foram descobertas espécies únicas de dinossauros”.
Associado à investigação científica, está o turismo paleontológico, “um dos eixos estratégicos do município da Lourinhã”, que lançou em Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a Mostra Urbana de Dinossauros, um percurso na vila que leva à descoberta de 13 modelos de dinossauros à escala real.