Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ana Jorge não confirma nem desmente convite para liderar a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ana Jorge

A lourinhanense Ana Jorge, ex-ministra da Saúde e actual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, deverá ser confirmada nos próximos meses pelo Governo como a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, avança a Rádio Renascença. Ana Jorge deixa para a ministra Ana Mendes Godinho o anúncio oficial, salientando que a instituição tem um provedor em funções. Ao programa ‘Hora da Verdade’ da RR e do jornal Público, a ex-ministra de dois governos do PS diz-se "relativamente atenta aos problemas das áreas social e saúde".

Recorde-se que Ana Jorge, de 73 anos, já trabalhou na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde ajudou ao longo de cinco anos a montar a Unidade de Cuidados Continuados na Estrela, a convite do então provedor Pedro Santana Lopes, depois de ter iniciado o trabalho nesta área no Hospital Garcia de Orta, em Almada, em 2000. A também ex-presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã considera, nesta entrevista, que esta é uma área que precisa de ser refrescada, tendo em conta que "a legislação é a mesma há 15 anos". A médica-pediatra diz que precisa "fundamentalmente de fazer coisas novas" e que a "Cruz Vermelha foi um desafio".

Questionada directamente pelos jornalistas sobre o convite do Governo para dirigir a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge não confirma nem desmente: “é um assunto que eu não vou comentar. Isto tem sido muito falado, mas eu agora não vou comentar. Estamos aqui a falar da Cruz Vermelha, da saúde, que é neste momento o meu grande investimento”.

O mandato do actual provedor da SCML, Edmundo Martinho, termina no final do ano. “Neste momento, não posso falar. É a senhora ministra, é o ministério que tem de decidir. E o provedor está em funções”, concluiu Ana Jorge.

Esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’ noticiou que Ana Jorge será a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo aceite o convite da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a torriense Ana Mendes Godinho, que tutela a instituição.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)