Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Vila da Lourinhã recebe primeiros modelos da ‘Rota dos Dinossauros’ a partir desta terça-feira

dinos

É já a partir de amanhã, dia 10, que a vila da Lourinhã começa a receber nos espaços públicos alguns dos 14 modelos de dinossauros, que vão fazer parte da futura ‘Rota dos Dinossauros’.

O projecto, que será concluído ao longo do ano de 2020, é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito dos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU), e prevê a criação de um percurso pedestre, que se estende pela vila da Lourinhã, em circuito, numa extensão de 3.125 metros, ao longo do qual surgirão instalados 13 modelos de dinossauros em tamanho real e um modelo da cabeça do T-Rex, que permitirá aos visitantes tirarem uma fotografia no seu interior, e que ficará instalado no Posto de Turismo da Lourinhã.

A ‘Rota dos Dinossauros’ tem início perto do parque de estacionamento da Praça José Máximo da Costa, “o que permite estimular a sua fruição de forma pedonal, minimizando a utilização da viatura, permitindo alcançar assim benefícios ao nível ambiental e da saúde dos utilizadores”, refere a Câmara Municipal da Lourinhã em comunicado.

O último ponto proposto para o percurso é o Posto de Turismo da Lourinhã, “opção que tem por objectivo estimular o contacto dos visitantes com os técnicos e a consequente possibilidade de apresentação de outros espaços e ofertas de visitação no concelho”. Desta forma, a Câmara Municipal da Lourinhã pretende apresentar essencialmente o território, o património local e ainda a sua oferta turística, hoteleira e comercial.

A ‘Rota dos Dinossauros’ não terá qualquer custo associado para os seus visitantes e, segundo a edilidade, vai ser dotada das melhores práticas no domínio da acessibilidade e apoio à interpretação patrimonial. “Um ponto que vai de encontro à qualificação e valorização da Lourinhã enquanto destino turístico, de forma a garantir que todos podem disfrutar e usufruir deste destino”.

Dos 13 modelos à escala real que vão integrar este projecto, destacam-se o T-Rex Tyranosaurus, com 13 metros de comprimentos e 4,20 metros de altura, o Lourinhanosaurus, com 9,70 metros de comprimento e 3 metros de altura, e ainda os gigantes Apatosaurus, com 12 metros de comprimento, e o Diplodocus, com 23,20 metros de extensão.

Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)