Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Emigrante lourinhanense Jack Prazeres reconhecido pela comunidade portuguesa no Canadá

jack prazeres Canada

Dois líderes comunitários no Canadá e um sindicato da construção foram reconhecidos este sábado à noite pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário pelo seu contributo para a comunidade.

Além da direcção do sindicato da construção Local 183, liderada por Jack Oliveira, o presidente da Luso Canadian Charitable Society, o emigrante lourinhanense Jack Prazeres, e a ex-dirigente da Casa do Alentejo, Teresa de Sousa, receberam o prémio de mérito atribuído pela ACAPO, na gala anual, que regressou após uma paragem devido à pandemia.

De acordo com Joe Eustáquio, o presidente da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário, o sindicato da construção foi “determinante a apoiar muitas das associações portuguesas durante a pandemia”. “Ainda mais durante os anos de pandemia, o facto de a 183 continuar a apoiar e ajudar muitas associações (através de subsídios) filiadas na ACAPO, em momentos complicados, sem actividade, financeiramente drásticos, o sindicato mostrou a sua liderança”, o que justificou o prémio, frisou.

O presidente da Luso Canadian Charitable Society, Jack Prazeres, entidade que trabalha com adultos portadores de deficiência, foi galardoado pelo seu trabalho “comunitário e cívico”. O dirigente lourinhanense explicou que este prémio “é muito importante”, mas deve-se sobretudo à “família, amigos, diretores e conselhos” a que pertence.

Teresa de Sousa, que durante a pandemia ajudou a confeccionar cerca de 10 mil refeições para os mais necessitados na Casa do Alentejo, não “estava à espera de ser reconhecida”, até porque o que fez foi “do fundo do coração”.

Também foram distribuídas 21 bolsas de estudo a alunos lusodescendentes através de várias associações comunitárias, com o apoio do sector empresarial local.

O gerente de negócios sindical, Jack Oliveira, no Canadá há 50 anos, sublinhou que a educação é uma área que o LiUNA “leva muito a sério”. “Todos os anos temos distribuído muitas bolsas de estudo, neste sindicato da Local 183, temos dado à volta de 750 a 800 mil dólares canadianos por ano. A formação da nossa juventude é muito importante”, realçou. Também é fulcral que os jovens “não deixem esquecer as tradições de Portugal”. “Não é só importante para a comunidade mas também para este país em geral”, enalteceu.

Na gala foram angariados cerca de 45 mil dólares provenientes de sindicatos, para o futuro Centro Magalhães, o primeiro lar de cuidados continuados para idosos de expressão portuguesa. O tesoureiro do Magellan Community Charities, Sérgio Ruivo, confirmou que “já foram angariados cerca de oito milhões de dólares”, num projecto com um orçamento de 90 milhões. “Uma grande parte será financiada por programas dos governos e com o rendimento do projecto. Estamos a planear iniciar a construção já no Verão deste ano e dentro de dois anos e meio deverá estar finalizado”, adiantou.

O emigrante lourinhanense, Jack Prazeres, vive no Canadá desde 1974, estando profissionalmente ligado ao sector da construção civil. Jack Prazeres foi galardoado em 2018 pela ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, na categoria ‘Lourinhanenses no Mundo’ durante a X Gala das Distinções, pelo seu trabalho em prol da comunidade emigrante portuguesa na região de Toronto. Localmente o seu contributo para a sociedade canadiana foi reconhecido com o prémio Jubileu da Rainha - o Canadá é um dos 54 países que integra a Commonwealth - e, ainda, com diversos prémios pelo seu papel interventivo na comunidade. Também da parte do Estado Português foi condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito de Portugal. Enquanto presidente da Luso Canadian Charitable Society, tem contribuído para dar apoio a famílias com adultos portadores de deficiência, grande parte deles portugueses ou luso-descendentes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados