Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Acordo de cooperação entre o Município da Lourinhã e a Associação Promotora do Ensino dos Cegos

sadvlourinha

Um acordo de cooperação vai ser assinado esta sexta-feira entre o Município da Lourinhã e a Associação Promotora do Ensino dos Cegos - Instituição Particular de Solidariedade Social (APEC). O documento assinado permitirá reforçar e complementar a oferta disponibilizada pela autarquia a cidadãos amblíopes e cegos, através do Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã(SADV).

Segundo explica a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA, o SADV é um projecto municipal que está em funcionamento desde 2017. “Já interveio junto de quinze cidadãos, servindo, neste momento, onze”.

O acordo, que vigorará por 12 meses, “sendo automática e tacitamente renovável por igual período”, permitirá a colaboração de ambas a entidades em diversas áreas, nomeadamente no levantamento de necessidades das pessoas com deficiência visual; nas actividades da vida diária; na orientação e mobilidade; na estimulação sensorial; na aquisição de competências básicas de autonomia; no apoio psicossocial para a pessoa com deficiência visual e seus familiares; na formação comportamental; na disponibilização de aulas de Braille e de informática; no treino/manuseamento de produtos de apoio específicos na área da deficiência visual.

A autarquia e a APEC comprometem-se ainda a colaborar “em outros âmbitos considerados pertinentes”, como acções de educação cívica, acessibilidades, sensibilização da sociedade local e do meio empresarial, disponibilizando, mutuamente, instalações e pessoal técnico sem custos associados, salvo casos específicos, nomeadamente deslocações e outras actividades.

Na sessão, que decorre pelas 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o documento será assinado pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, pelo presidente da APEC, Victor Gregório Graça e pela tesoureira da mesma entidade, Helena Bastos.

O SADV pode ser contactado através do número de telefone 261 410 178 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Texto: ALVORADA