Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

INEM renova ambulância do Posto de Emergência Médica dos Bombeiros da Lourinhã

Ambulancia do INEM

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é uma das 75 entidades do país que vai assinar, esta sexta-feira, o protocolo para renovação das ambulâncias afectas aos PEM - Postos de Emergência Médica do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica. A cerimónia está agendada para as 10h30 no Quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, em Torres Novas, e será presidida pela ministra da Saúde, Marta Temido. Em relação à região Oeste, para além da Lourinhã, marcarão presença para assinar também o protocolo as associações de bombeiros de Alenquer, Bombarral e Óbidos.

Segundo o INEM, estes 75 protocolos traduzem-se num investimento total superior a 3,7 milhões de euros e têm como objectivo melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência - 112.

Os Postos de Emergência Médica (PEM) funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que têm protocolos com o INEM, destinando-se a dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Para o efeito utilizam uma ambulância de socorro disponibilizada pelo INEM, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Actualmente o INEM tem estabelecidos 340 Postos de Emergência Médica em Corpos de Bombeiros e Delegações da CVP, apresentando parte das ambulâncias afectas a estes PEM necessidade de renovação. O INEM vai agora proceder à assinatura de 75 protocolos para a aquisição de outras tantas novas ambulâncias, continuando o processo de substituição das viaturas mais antiga”, destaca este organismo público.

Recorde-se que o INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde. Através do Número Europeu de Emergência (112), este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados