Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Tem início esta quinta-feira a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã em treze restaurantes

quinzenaaguardente2019

Inicia-se esta quinta-feira, dia 14, a oitava edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, numa iniciativa dinamizada pelo Município da Lourinhã em parceria com os dois produtores - Adega Cooperativa da Lourinhã e Sociedade Agrícola Quinta do Rol - bem como vários estabelecimentos de restauração do concelho da Lourinhã e dos confinantes. A decorrer até ao próximo dia 24, este evento pretende, uma vez mais, promover uma das três aguardentes produzidas numa região demarcada que é certificada pela União Europeia, a par de Armagnac e Cognac, em França.

À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados nos 13 restaurantes que aderiram à iniciativa. Para entradas, podem ser apreciadas receitas clássicas como creme de marisco, empadas de frango ou mexilhão, e algumas bem mais arrojadas, como camarões picantes com caril, vieiras braseadas com espuma de citrinos ou gambas flamejadas, todas elas confeccionadas com a bebida espirituosa da Lourinhã.

Seguindo para os pratos principais, o cardápio da Quinzena Gastronómica da Aguardente conta com uma panóplia de receitas inovadoras e diferenciadas, que vão desde lombinhos de porco com molho de manga e Aguardente DOC Lourinhã, telha de polvo com Aguardente DOC Lourinhã, costeletas de borrego com puré de beterraba e molho de Aguardente DOC Lourinhã, passando pelos choquinhos fritos com Aguardente DOC Lourinhã. Serão também servidas sobremesas, entre as quais se destacam o pudim de abóbora com Aguardente DOC Lourinhã, o ‘cheesecake’ Aguardente DOC Lourinhã, a mousse de chocolate regada com Aguardente DOC Lourinhã, a maçã assada com Aguardente DOC Lourinhã e ainda o ‘petit gâteau’ com Aguardente DOC Lourinhã, frutos do bosque e avelã.

Para além da componente da restauração, o evento contará também com a realização de actividades abertas ao público, mediante inscrição prévia, como a já habitual visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, onde se realizarão provas de aguardente e degustação de produtos com Aguardente DOC Lourinhã este sábado, dia 16, a partir das 15h30, mediante inscrição (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./261422107) e, no dia 23 (sábado), pelas 16h00, no Espaço Sabores Lourinhã, decorrerá uma demonstração de técnicas de confecção de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, seguida de degustação (também mediante inscrição prévia). No dia 24 (domingo), os visitantes poderão, também, participar no Trilho da Aguardente DOC Lourinhã.

A edição deste ano da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Jardim Cervejaria (Lourinhã), Os Severianos (Estrada Nacional 8-2 - Torres Vedras), Pão de Ló (Casal do Forno - Marteleira), Paraíso do Foz (Alto Foz - Peniche), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia).