Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã disponibiliza novo serviço de apoio na área da saúde mental

cml

'Visita-Me - Apoio Psicológico em Casa' dá nome ao novo apoio na área da saúde mental disponibilizado pelo Município da Lourinhã a partir desta quinta-feira.  

Trata-se de um serviço de consultas de psicologia ao domicílio, efectuadas por profissional certificado, com o objectivo de promover o acesso a serviços adicionais desta natureza “que, de outra forma, poderiam permanecer inacessíveis ou não utilizados, decorrentes de várias barreiras, nomeadamente a dificuldade de deslocação, a resistência a espaços fora do contexto habitual de vida ou o desconhecimento da existência de soluções e apoios na promoção da saúde mental”, explica a autarquia na sua página da internet.

Este serviço prevê o acompanhamento psicológico, com base em metodologias terapêuticas focadas na promoção do bem-estar e na (re)atribuição de significado à vida, auxiliando na superação de limitações e situações adversas e destina-se a pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade psicológica, com comprometimento do seu bem-estar pessoal e familiar; pessoas em situações de desadaptação ou instabilidade devido a momentos de crise - luto prolongado ou traumático, doença de familiar e/ou desgaste do cuidador informal, adaptação à reforma, abandono ou redução de suporte familiar e/ou social, perturbações de pânico ou ansiedade social, entre outros.

As consultas ocorrem, preferencialmente, no domicílio da pessoa a ser acompanhada, em residência de familiares ou pessoas de confiança da mesma ou em instalações de serviços locais de proximidade.

As sinalizações e pedidos de consulta devem vir, preferentemente, por parte do próprio interessado, contudo, também poderão ser solicitados por familiares próximos, serviços de saúde e de segurança social, forças de segurança, entidades públicas de outra natureza e/ou outras entidades de carácter social e humanitário podem sinalizar a necessidade.

Pedidos de informação, esclarecimentos de dúvidas ou marcações de entrevista, deverão ser efectuados, primordialmente, através de contacto telefónico, 261 410 174 e/ou 910 408 128 ou dos emails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Todas as informações sobre o programa ‘Visita-Me - Apoio Psicológico em Casa, estão também disponíveis para consulta, aqui.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)