Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Abóbora com 808,5 kg vai estar exposta este fim-de-semana na Atalaia

festivalabobora

Uma abóbora italiana com 808,5 kg vai estar exposta no Festival da Abóbora, que abre as portas esta sexta-feira, dia 1, e que decorre até domingo, dia 3, no Pavilhão Multiusos da Atalaia. O anúncio foi feito pela organização, a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, que revelou que se trata da maior abóbora no país.

A cerimónia de inauguração da 6ª edição deste festival está agendada para as 15h00, na presença das entidades oficiais. Os horários do evento estão compreendidos entre as 11h00 e as 24h00, na sexta-feira e no sábado, e entre as 11h00 e as 19h00 no domingo. As entradas são livres.

Recorde-se que o certame tem como objectivo a celebração da cultura da abóbora e da horticultura, criando a possibilidade de, numa competição saudável, os produtores locais mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e das condições naturais do concelho. “Ao longo dos três dias há exposições permanentes de abóboras, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato, ‘workshops’ e animação musical. Muitas são as surpresas preparadas para todos os visitantes do Festival da Abóbora, desta freguesia que já é considerada a Capital Nacional da Abóbora”, destacou a propósito o presidente do executivo Pedro Margarido.

A organização do festival promove ainda no âmbito da dinamização da cultura da abóbora e dos produtos locais uma Semana Gastronómica que antecede o festival, de 26 de Outubro a 3 de Novembro, em restaurantes aderentes localizados na freguesia, que permite a todos os visitantes deliciarem-se com várias iguarias preparadas com abóbora, nomeadamente abóbora recheada com vitela, salteado de bacalhau com abóbora e crepes de doce de abóbora com amêndoa.

Para mais informações pode consultar o ‘website’ do Festival da Abóbora da freguesia de Lourinhã e Atalaia em http://festivaldaabobora.pt.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)