Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Obras de Carlos Bunga em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona

Carlos Bunga 2

O MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona inaugurou hoje uma exposição, ‘Colección MACBA. Preludio. Intención poética’, que inclui obras dos artistas portugueses Ângela Ferreira e Carlos Bunga.

De acordo com informação disponível no 'site' oficial do MACBA, a mostra, que estará patente entre quarta-feira e “meados de 2024”, inclui trabalhos de artistas de várias nacionalidades, entre os quais, além de Ângela Ferreira e Carlos Bunga, Marina Abramovic, Jonathas de Andrade, John Cage, Sandra Gamarra, Francesca Woodman, Christian Marclay, Concha Jerez e Juan Carlos Romero.

Carlos Bunga, nascido no Porto, em 1976, mas que viveu a sua adolescência na Lourinhã, desenvolve uma obra criada habitualmente através de intervenções em lugares escolhidos previamente, nos quais modifica as construções com papelão, tinta e fita adesiva. O artista, que se formou na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), nas Caldas da Rainha, estudou em Nova Iorque e venceu o prémio EDP Novos Artistas em 2003, tem tido trabalho exposto em diversos museus e centros de arte nacionais e internacionais, como o Museu de Serralves, no Porto, o Museu Universitário de Arte Contemporâneo da Cidade do México, o Museu Haus Konstruktiv, em Zurique, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia de Lisboa (MAAT) e a Whitechapel Gallery, em Londres.

Esta mostra em Espanha, na capital da Catalunha, uma “nova aproximação à Colecção do MACBA”, apresenta, na sua maioria, “obras adquiridas nos últimos anos que procuram novos cenários de relação com obras já existentes na colecção, mas também com obras emprestadas por artistas representados ou fora dela". “Configura-se assim uma nova narrativa, que abarca ausências e possibilita outros discursos como espaços comuns, cenários do possível para questionar e actualizar as formas de reação que as práticas artísticas estabelecem com os sujeitos”, lê-se no texto de apresentação da mostra, comissariada por Elvira Dyangani Ose, Antónia M. Perelló Ferrer, Claudia Segura Campins e Patrícia Sorroche.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados