Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Work On’: Lourinhã recebeu delegação de Bétera, no segundo evento transnacional do projecto

workonbeteralourinhadr

No âmbito do projecto ‘Work On’ e dando continuidade aos eventos transnacionais que integram este programa cofinanciado por Fundos Europeus, o Município da Lourinhã recebeu, entre 28 e 30 de Outubro, uma delegação do Município de Bétera.

A comitiva, constituída por cinquenta habitantes daquela cidade espanhola, mas também por alunos do programa Erasmus+ e jovens lourinhanenses, foi recebida, na manhã de 28 de Outubro, no Salão Nobre do edifício sede da autarquia, pelo presidente, João Duarte de Carvalho, pelo vice-presidente, José Tomé e pelo adjunto do presidente da câmara, David Margarido, tendo-se seguido três sessões de trabalho, nomeadamente Oportunidades de Emprego na EU; Programas, Iniciativas e Projectos Europeus; Erasmus+: oportunidades de mobilidade da e na União Europeia, ministradas respectivamente por Nídia Figueiredo, concelheira EURES - Rede Europeia de Emprego, Sara Balcazar, representante da IrRADIARE e Sandra Geada, gestora da Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

Da parte da tarde, o tempo foi para partilha de experiências, numa sessão dinamizada pela Associação Juvenil de Peniche, pela associação lourinhanense Tá a Mexer e pela Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).

Concluídos os trabalhos, os presentes foram convidados a assistir à exibição do filme 'A Metamorfose dos Pássaros'de Catarina Vasconcelos, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

O dia seguinte começou com uma visita da comitiva à empresa BioFrade - Agricultura Biológica, localizada no Toxofal de Baixo. De tarde, a delegação deslocou-se ao Vimeiro, onde visitou o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, seguindo para o Parque da Fonte Lima, na freguesia de Santa Bárbara. A noite terminou com mais um momento cultural, este, na AMAL, para assistir ao concerto dos Deepway com a banda da Associação Musical e Artística Lourinhanense.

O último dia iniciou-se com uma visita guiada ao Museu da Lourinhã, à Igreja de Santa Maria do Castelo e ao Cruzeiro da Lourinhã. Depois do almoço, a comitiva seguiu para a 7ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia da Lourinhã e Atalaia, regressando, ao final da tarde, a Bétera.

Num comunicado enviado esta sexta-feira ao ALVORADA, o Município da Lourinhã refere que a existência de projectos que permitam o intercâmbio de culturas, experiências e conhecimentos, “são profundamente enriquecedoras, tanto para os decisores políticos bem como para os empresários e populações locais”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados