Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã aposta na quadra natalícia com programação dedicada a todos os públicos

Iluminacoes de Natal

Uma programação para a quadra natalícia, diversificada e direccionada a todos os públicos, com início a 26 de Novembro e término a 6 de Janeiro, foi preparada pela Câmara Municipal da Lourinhã. As iniciativas vão contar com o apoio de diversos parceiros, nomeadamente a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, a Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL), a ACIRO - Associação Comercial e Industrial da Região Oeste, o Hóquei Clube da Lourinhã e a Presépios Concelho Lourinhã.

Munícipes, visitantes e turistas terão acesso a um conjunto de actividades e eventos variados, alguns em estreia no concelho, como uma Pista de Gelo Sintético, um Mercadinho de Natal e a Tenda Natal, que terá por anfitrião o Pai Natal, onde ocorrerão diversas acções dedicadas ao público infantil, e onde estará exposto um presépio, habitualmente montado no hall do edifício sede da autarquia, mas que, este ano, sai fora de portas, permitindo que um maior número de pessoas o visite.

Estas atrações serão complementadas por animações de rua, ateliers, sessões de teatro, o espectáculo de stand up comedy Processode Diogo Batáguas, o concerto Palavras Caras - Quarteto com Diogo Picão, vários jogos infantis, provas de produtos Marca Lourinhã e uma mostra de presépios de rua, executados pelos habitantes do concelho nos quintais e jardins das suas casas.

A iluminação decorativa de Natal será inaugurada a 26 de Novembro, às 19h3, pelo presidente da Câmara Municipal, estando em funcionamento durante todo o mês de Dezembro, entre as 18h00 e as 00h00, "um horário inferior ao habitual, indo ao encontro das orientações do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, apresentado pelo Governo a 27 de Setembro", referiu a autarquia num comunicado enviado hoje ao ALVORADA.

Durante a época festiva e por todo o concelho, as lojas de rua estarão em funcionamento, permitindo que munícipes e visitantes façam as suas compras no comércio local, destacando-se o dia 17 de Dezembro, quando o comércio da vila irá funcionar em horário alargado, até às 23h00.

Uma vez mais e também com o objectivo de dinamizar o comércio local, vai realizar-se o sorteio 'Natal é no Comércio Tradicional' em que, por cada 15 euros de compras efectuadas nos estabelecimentos aderentes, no período de 1 a 31 de Dezembro, o consumidor recebe uma senha de participação, habilitando-se a ganhar prémios, que serão sorteados a 6 de Janeiro.

A programação de Natal estará acessível em breve, em formato flyer e em formato digital, no site autárquico, em www.cm-lourinha.pt.

Segundo revelou o Município da Lourinhã, em 2022, o investimento financeiro aprovado pela autarquia foi superior a 100 mil euros, "reflexo da aposta que entendeu fazer para este período, com o objectivo de trazer visitantes ao concelho, apoiando e dinamizando o comércio local, através de uma ampla oferta para as famílias".

No mesmo comunicado, o Município da Lourinhã agradece a todos os parceiros e aos comerciantes locais a colaboração na realização das várias actividades integrantes desta quadra, "na expectativa de que o Natal de 2022 traga alegria e união a todas as famílias, resultando ainda no aumento do número de visitas à Lourinhã, fomentando a actividade económica do concelho, durante este período, com reflexos nos restantes meses do ano".

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)