Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã recebe exposição itinerante do concurso de fotografia no aspiring Geoparque Oeste

exposicaoitinerantelnhgeo

A exposição itinerante pelo território do aspiring Geoparque Oeste com as fotografias vencedoras do concurso de fotografia está patente, desde 18 de Outubro e até 18 de Novembro no hall da Câmara Municipal da Lourinhã.

O concurso de fotografia no aspiring Geoparque Oeste foi coorganizado pela Associação Geoparque Oeste (AGEO) e a Revista National Geographic - Portugal. Esta iniciativa decorreu durante os meses de Abril a Junho e teve como objectivos a promoção do património natural e cultural do território, a divulgação deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, a apresentação de um território de paisagens e cenários icónicos e a projeção da fotografia como ferramenta de promoção e divulgação.

Como o ALVORADA já tinha noticiado, na categoria ‘Homem e actividade humana’, os vencedores foram: 1º ‘Voar por aqui’ de Rui Pedro de Sousa, 2º ‘Linhas de Torres Forte Ordasqueira’ de Rafael Oliveira, 3º ‘Pesca Lagoa de Óbidos’ de Luís Miguel de Sousa e 4º ‘Mulher na Pesca’ de Maria Matos. Na categoria ‘Património Natural’, os distinguidos foram: 1º ‘Ficarei para sempre’ de Rui Pedro de Sousa, 2º ‘Pelos olhos de uma gaivota’ de Luís Miguel de Sousa, 3º ‘Baleal’ de Luís Filipe Ferreira e 4º Desenhos da Ilha do Baleal’ de Rodrigo Nuno Lopes. Quanto à categoria ‘Património Cultural’, registaram-se os seguintes vencedores: 1º ‘Defender o Castelo’ de Rui Pedro Sousa, 2º ‘Cucus - reflexos do esquecimento’ de João Pedro Lucas, 3º ‘Forte de Nossa Senhora dos Anjos - Paimogo’ de Francisco Engenheiro Fernandes e 4º ‘The Comet’ de Verena Fuchs. O grande prémio deste concurso foi atribuído à fotografia ‘Sinking Inside’ de Rui Miguel Santos. Os participantes são oriundos de todo o território nacional, sendo que houve dois premiados da Lourinhã: Francisco Engenheiro Fernandes e Maria Matos.

Este concurso contou ainda com parceiros institucionais que garantiram os prémios atribuídos aos vencedores - Dino Parque Lourinhã, Furnaka Ecosurf Village, Museu da Lourinhã, Museu Renda de Bilros de Peniche e Odisseia Viva.

A exposição itinerante com as fotografias vencedoras já esteve patente no Salão Nobre do Município do Bombarral e, depois da Lourinhã, a partir do dia 21 de Novembro poderá ser visitada no hall da Câmara Municipal do Cadaval.

A exposição continuará a sua itinerância em 2023, nos municípios das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, sendo que as datas e locais serão anunciados brevemente.

Texto: ALVORADA