Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lourinhã celebra o 214º aniversário da Batalha do Vimeiro numa viagem ao século XIX

Batalha do Vimeiro

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Agosto, o município da Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e Associação Napoleónica Portuguesa (ANP), celebrará o 214º aniversário da vitória da histórica Batalha do Vimeiro, com um conjunto de actividades comemorativas para todos os públicos, na área envolvente do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

O regresso desta celebração convida os visitantes a viajar 214 anos no tempo e traz, ao concelho da Lourinhã, um vasto conjunto de actividades temáticas, num espaço ilustrado à época oitocentista, nomeadamente, espectáculos de animação de rua, tasquinhas, workshops diversos, mostras de produtos gastronómicos, artesanato e demonstração de ofícios. Entre os momentos mais aguardados estão as recriações do acampamento militar, o baile oitocentista e ainda múltiplos concertos e actuações teatrais ao longo do evento.

Segundo o vereador João Serra, para o município da Lourinhã, “é de grande importância assinalar um momento tão marcante da história da nossa região”. “Como forma de demonstrar o quanto valorizamos o nosso património, vamos organizar um evento num formato diferente dos anos anteriores, mas que apresenta um programa igualmente variado e completo, tanto do ponto de vista histórico como cultural”, disse.

As actividades iniciam-se a 19 de Agosto, pelas 19h00, com a abertura oficial do recinto e, pelas 22h00, decorre o Baile Oitocentista, junto ao Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro. A banda ‘Ciclo das Quintas’ encerra o dia com uma actuação às 23h00, no palco montado junto ao Monumento Comemorativo do 1º centenário da Batalha do Vimeiro.
A 20 de Agosto, o dia começa com o hastear das bandeiras, pelas 10h30 e, das 11h00 às 12h30, no Acampamento Militar, serão dadas lições sobre a vida militar, com uma demonstração do funcionamento das armas utilizadas pela infantaria no século XIX, seguida de uma demonstração de técnicas de esgrima da época. Às 11h30 será dinamizado um Percurso Comentado Pela Aldeia do Vimeiro, nos espaços com memórias associadas à batalha.

À tarde, pelas 15h00, os visitantes podem assistir à Peça de Teatro ‘Ficaram a ver Navios’ no Anfiteatro do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. À mesma hora, no Acampamento Militar, serão dadas lições sobre a vida militar, com uma demonstração do funcionamento das armas utilizadas pela infantaria no século XIX, seguida de uma demonstração de técnicas de esgrima da época, até às 18h00.

No anfiteatro do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, às 17h00, é apresentada a peça de teatro ‘O Soldado da Paz’. Meia hora mais tarde, os visitantes podem contar com a actuação do rancho folclórico.  Ao mesmo tempo, no auditório do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, terá lugar uma sessão de autógrafos com Salvador Ferreira, autor do livro ‘Batalha do Vimeiro - Portugal Resiste a Napoleão Bonaparte’.

Ao fim da tarde, às 18h30, o público pode assistir ao filme ‘A Terra Queimada’, de Paulo Fajardo. Já pelas 19h30, decorre a cerimónia do arrear das bandeiras, no Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha.

Às 22h00, acontece a Escaramuça Nocturna com Grupos de Recriação Histórica, no Acampamento Militar. Para finalizar a noite, às 23h00, os visitantes contam ainda com um concerto pela Banda Adiafa.

O programa do último dia, 21 de Agosto, começa às 10h00 com a cerimónia de homenagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro, realizada em colaboração com o Exército Português, no Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro, seguindo-se, às 11h30, a Missa Campal, no palco.

Durante a tarde, decorre a demonstração do sistema de carregamento da arma de fogo, com fecho de pederneira, utilizada pela infantaria no século XIX, simulações de táticas de combates napoleónicos pela Associação de Jogos de Simulação de Portugal, workshops de pintura de miniaturas e um concerto da banda ‘Pé D’ Areia’, no palco. No auditório do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, às 18h00, os visitantes poderão assistir ao filme ‘A Terra Queimada’, de Paulo Fajardo.

Para terminar o dia, por volta das 19h30, junto ao Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro, inicia-se a cerimónia de encerramento com uma salva de mosquete, pelo Grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas na página de Facebook do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)