Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Foram finalmente hasteadas (quase todas) as bandeiras oficiais nas praias do concelho da Lourinhã

bandeiras azuis 2022

Desta vez reservada apenas aos representantes dos órgãos oficiais, foram finalmente hasteadas quase todas as bandeiras atribuídas por diversas instituições para a presente época balnear no concelho da Lourinhã. As cerimónias decorreram na última sexta-feira, dia 1, segundo informa um comunicado de imprensa emitido esta terça-feira pelo Município da Lourinhã. Ao contrário do que se verificou nos últimos anos, não foram convidados nem informados os órgãos de comunicação social do concelho.

Foi hasteada a Bandeira Azul nas praias da Areia Branca, do Areal Sul e de Porto Dinheiro. As praias da Peralta e Porto Dinheiro foram distinguidas com Bandeira Qualidade de Ouro. O galardão Praia Acessível foi atribuído à Praia da Areia Branca, Praia do Areal Sul e Praia da Peralta.

Segundo refere o comunicado da autarquia, encontra-se pendente de atribuição do galardão a Praia de Valmitão (Praia Acessível) e a Praia da Areia Branca/Foz (Bandeira Azul). “A primeira por necessidade de vistoria, por parte do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), para a verificação das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e a segunda pelo concessionário de praia não dispor ainda de nadador-salvador com acreditação validada pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN)”, esclarece a edilidade.

A Câmara Municipal da Lourinhã sublinha ainda neste comunicado que tem vindo “a cooperar” com o concessionário da Praia da Areia Branca/Foz e a Capitania do Porto de Peniche, “no sentido de solucionar, no menor curto espaço de tempo possível, a alocação de nadadores-salvadores, de forma a garantir o socorro e segurança de todos os banhistas nesta zona balnear”.

Nesta cerimónia participaram representantes da CML, União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, Junta de Freguesia de Ribamar, representantes dos concessionários e os nadadores-salvadores das áreas concessionadas.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CML