Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Apurados os vencedores do Programa de Incentivo à Investigação Científica Horácio Mateus

GEAL Escavacao Canical

O Programa de Incentivo à Investigação Horácio Mateus (PIIHM), lançado pelo GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã/Museu da Lourinhã, aprovou seis das nove candidaturas que foram submetidas este ano. Em comunicado, a instituição lourinhanense informa que “as candidaturas apresentadas por investigadores de diferentes nacionalidades, a maioria jovens cientistas, foram cuidadosamente analisados por um júri independente, que avaliou o mérito dos candidatos e a qualidade dos projectos”.

Lançado no passado mês de Março, este programa tem por objectivo apoiar projectos de investigação e estudos avançados nos domínios das Ciências Naturais e Sociais, nomeadamente Antropologia, Arqueologia, Geologia e/ou Paleontologia e História Local, com incidência no concelho da Lourinhã. Este ano, foram considerados apenas projectos nos domínios da Geologia e/ou Paleontologia.

Dos nove projectos de investigação analisados, os seis projectos de investigação melhor classificados serão agora financiados, intitulados ‘PTERO-PORTUGAL’, ‘MiCrocs’, ‘T*U*R*T*L*E’, ‘DragonClaw’ e ‘LOURI-QAVE’. Estes projectos versam sobre vários grupos de animais extintos, como dinossauros, tartarugas, pterossauros, crocodilos e até animais fósseis em contexto de grutas. “Ao longo do próximo ano, os cientistas responsáveis irão desenvolver os seus projectos, esperando-se que daí resultem várias novidades para a ciência”, destaca o comunicado do GEAL/Museu da Lourinhã.

O PIIHM tem o apoio financeiro da empresa PDL - Parque dos Dinossauros da Lourinhã, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre o Município da Lourinhã, a PDL e o GEAL, destinado ao desenvolvimento do trabalho científico em geologia e/ou paleontologia, no concelho da Lourinhã. A cerimónia de entrega do financiamento aos diferentes projectos será anunciada em breve.

Texto: ALVORADA. Foto: Direitos Reservados.