Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Está a decorrer mais uma edição da Recriação Histórica & Mercado Oitocentista’ do Vimeiro

Mercado Oitocentista Vimeiro 1

A encenação teatral ‘John Bull, Maria Liberdade e Zé Povinho visitam o Mercado do Vimeiro’, pelo Grupo T’AMAL, da Lourinhã, marcou o início, ao fim da tarde de ontem, da quinta edição da ‘Recriação Histórica & Mercado Oitocentista’ do Vimeiro e que até domingo assinala nesta povoação lourinhanense a vitória anglo-portuguesa da batalha ocorrida em 1808 e que colocou um ponto final na primeira invasão francesa. Minutos antes decorreu o desfile de alguns grupos nacionais e internacionais de recriação histórica, fardados à época, e do grupo de percurssão ‘Treze a Rufar’ de Sobral de Monte Agraço, junto ao Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha.

O programa do primeiro do certame, que decorre no Vimeiro até domingo, numa organização do Município do Vimeiro em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, com o tradicional jantar de campo junto ao Acampamento Militar e, à noite, com o Baile Oitocentista, o concerto pelo Grupo JAM.PT e o espectáculo de Fogo - Solstício, junto ao Monumento Comemorativo do 1º Centenário.

Para este sábado o programa agendado pela organização incluiu os seguintes eventos: 9h30 - Hastear das Bandeiras com a presença dos Grupos de Recriadores (Monumento Comemorativo do 1º Centenário); 11h00 - Abertura do Mercado Oitocentista (recinto); 11h30 - Desfile dos grupos de recriadores históricos na Lourinhã com cerimónia do Hastear das Bandeiras. (Paços do Município - Praça José Máximo da Costa na Lourinhã); 14h00 (a decorrer ao longo do dia) - Jogo de Exploração ‘Em busca do Segredo de Napoleão e Wellington’ (zona infantil); 15h00 - Teatro de Marionetas: ‘A Princesa Ziah’ (zona infantil; 15h00 - Lições sobre a vida militar: demonstração do funcionamento das armas utilizadas pela infantaria no século XIX (Acampamento Militar); 16h00 - Manobras militares livres pelos Grupos de Recriação Histórica (Acampamento Militar); 16h00 - Recital: Dueto Estillus (CIBV); 17h00 - Workshop de Danças (Monumento Comemorativo do 1º Centenário); 17h30 - Teatro de Marionetas: ‘O Bolo’. Local (zona infantil; 19h00 - Cerimónia do Arriar das Bandeiras pelo Grupo de Recriação da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (Monumento Comemorativo do 1º Centenário); 21h30 - Desfile dos recriadores históricos pelo recinto do mercado até ao Campo de Batalha. (recinto); 22h00 - Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro - Combate Nocturno (Campo de Batalha; 22h00 - Teatro de Marionetas: ‘O Mistério da Pedra Encantada’ (zona infantil); 23h00 - Concerto: Ciclo das Quintas (Palco Wellington); 00h00 - Concerto: Galandum Galundaina (Palco Wellington); 1h00 - Espectáculo de Fogo - Solstício (Monumento Comemorativo do 1º Centenário).

Recorde-se que este evento reúne diversos grupos e espaços de recriação, música e dança, artesãos, doçaria e gastronomia, proporcionando aos visitantes um conjunto de diversas actividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista com muita animação, ofícios, música, teatro e dança, posicionado nas ruas da zona alta do Vimeiro.

A recriação conta também com a presença de diversos grupos de recriação nacionais e internacionais, num total de cerca de 200 elementos Quanto aos portugueses marcam presença o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, a Associação Portuguesa de Recriação Histórica (Brigada de Artilharia Naval e Guerra), a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913 (Guerrilha de Montagraço) e o Grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro. Quanto aos grupos internacionais, de França veio o grupo Effectif de la Musique de Saint-Lys, e, de Espanha, os grupos Asociación Cultural Urgull Histórico, Asociacion Historico Cultural Voluntarios de Madrid, Anadia Kultur Elkartea, Asociación de Infanteria Britanica Reg. 28 de Arroyo Molinos, 34th The Border Regiment de Arroyo Molinos, Asociación de Recreación Histórico Cultural de Asturias (ARHCA) e o grupo Recreadores de Galicia. Inglaterra está representada pelo grupo The Kings German Legion.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA