Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Câmara Municipal da Lourinhã lançou livro e filme de animação ‘Yana e Ravi, a amizade, para além...’

livroyanaeravi

‘Yana e Ravi, a amizade, para além…’ dá nome ao livro lançado pela Câmara Municipal da Lourinhã, lançado esta manhã na Escola Básica do Seixal, numa sessão que contou com a presença de alunos e representantes de várias entidades do município, com responsabilidade em matéria de educação.

A apresentação desta história infantil, escrita em português, é ilustrada com animações, com locução em português, russo e ucraniano, sendo que a escolha da Escola Básica do Seixal, se prende com o facto de ser uma escola que se carateriza pela diversidade cultural dos alunos que a frequentam, bem como pelo exemplo de boas práticas de integração e acolhimento. Para além disso, é umas das escolas seleccionadas para a implementação de vários projectos do Programa Aluno ao Centro.

A partir de amanhã, tanto o livro como as animações, também estarão disponíveis nos canais digitais da autarquia, nomeadamente no site municipal e no canal de Youtube.

Este livro constitui uma iniciativa do Programa Aluno ao Centro - Lourinhã e foi desenvolvido pela Unidade Multidisciplinar de Apoio às Escolas deste programa. Segundo a Câmara Municipal da Lourinhã, “existe uma preocupação constante, por parte do município”, em dotar a comunidade de recursos facilitadores de práticas educativas capazes de gerar uma maior segurança e entendimento, quer a quem educa, quer a quem é educado, “face a um mundo cada vez mais volátil”.

Partindo desse pressuposto, foi criada a história de Yana e Ravi, enaltecendo o poder das relações humanas, da esperança e da solidariedade entre povos. “Esta história constitui mais um recurso transversal que visa promover competências sócioemocionais, de leitura, escrita e pensamento crítico nos alunos”, refere a autarquia que fará a distribuição da obra em todas as escolas de 1º ciclo, creches e jardins-de-infância do concelho.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA