Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Campanha de valorização do cidadão cego arranca hoje na Lourinhã

viversemvisao

Decorre a partir desta quarta-feira, dia 15, uma campanha local e sensibilização comunitária para a valorização do cidadão cego, promovida pelo Município da Lourinhã. A iniciativa apresenta estes cidadãos como pessoas resilientes e capazes de se adaptarem à sua condição, com exemplos de conquistas pessoais.

Segundo a autarquia, a campanha focar-se-á “nas suas histórias de superação, coragem e amizade, histórias essas que serão veiculadas através de spots na RCL, cartazes e conteúdos nas redes sociais”.

Os objectivos da campanha passam por consciencializar a sociedade para a importância da inclusão dos cidadãos cegos nos vários aspectos da vida social, económica, cultural e política; sensibilizar a comunidade para a criação de condições para o desenvolvimento de aptidões e aspirações, sem discriminação; valorizar as conquistas pessoais dos visados, independentemente da sua condição.

Os participantes fazem parte do Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã, um serviço municipal, em funcionamento desde 2017, que apoia cidadãos amblíopes e cegos do concelho da Lourinhã, nas vertentes apoio na orientação & mobilidade; apoio nas novas tecnologias; iniciação ao Braille; acções lúdico-culturais; apoio a actividades de vida diária; consultoria em acessibilidade; e educação cívica.

Texto: ALVORADA