Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Alerta aos banhistas das praias da Lourinhã devido às ‘caravelas portuguesas’

caravela portuguesa CML

O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) da Lourinhã alerta para o aparecimento de Physalia physalis (Caravela-portuguesa) na costa do concelho. A bandeira vermelha foi já hasteada em várias praias onde deram à costa, nomeadamente nas praias do Areal e Areia Branca durante esta segunda-feira e, no domingo, na Praia de Porto Dinheiro, podendo ainda vir a ser hasteada noutros areais do concelho. Na semana passada foi ainda içada a bandeira vermelha na Praia da Areia Branca mas devido ao aparecimento de medusas.

Em comunicado, o SMPC da Lourinhã aconselha a “máxima precaução” para todos os banhistas que frequentem as praias do concelho e alerta para “os cuidados a ter na presença destes organismos”. A ‘caravela-portuguesa’ apresenta uma forma de balão de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa, flutua à superfície da água, é influenciada por ventos e correntes superficiais, podendo os seus tentáculos chegar aos 30 cm. Já as medusas são organismos gelatinosos comuns nas águas portuguesas, apresentam um diâmetro entre um a sete centímetros. Os tentáculos de ambas as espécies são urticantes e podem provocar queimaduras graves aos banhistas. Em caso de queimadura deve ser aplicado vinagre e bandas quentes sobre a zona afectada.

O comandante da Capitania do Porto de Peniche, Vasco Cristo, conformou à agência Lusa que as 'caravelas portuguesas' têm surgido, nas últimas semanas, em praias da Lourinhã e também do concelho de Torres Vedras.

Texto: ALVORADA. Foto: CML.