Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Feira Saloia está de regresso à Lourinhã durante este fim-de-semana

Feira Saloia 2022

Foi ao som da Academia do Bombo, grupo de percussão do concelho de Mafra, que foi inaugurada esta manhã a Feira Saloia, iniciativa da UFLA – União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, que conta com mais de 60 expositores distribuídos pelas ruas da zona central da vila. A arruada contou também com a participação de autarcas e convidados, que percorreram as diversas artérias onde estão presentes os expositores e vendedores participantes nesta edição. A breve cerimónia de abertura decorreu defronte da sede da UFLA.

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, a população é convidada pela autarquia a visitar e a recordar o princípio do século passado, onde a população ia vender e comprar os seus produtos à Lourinhã. Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a vila do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade: artesãos que mostravam os seus trabalhos e bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas.

A união de freguesias pretende que os lourinhanenses e os seus visitantes possam reviver esta época e vivenciar durante o evento comércio aberto à noite; gastronomia ‘Adegas’/Tasquinhas; artesanato; bandas filarmónicas; doçaria tradicional; jogos tradicionais; música popular; ranchos folclóricos; teatro de rua (interação com os visitantes); mostra de ofícios antigos (sapateiro, barbeiro e fotógrafo); e animação infantil.

Segundo a UFLA, os objectivos deste evento passam por dinamizar o comércio local bem como o artesanato, doçaria tradicional e a cultura da freguesia.  

O evento decorre este sábado das 11h00 às 24h00 e domingo das 11h00 às 19h00 e abrange a Praça D. Lourenço Vicente, Rua João da Silva Marques, Praça Marquês de Pombal, Avenida dos Bombeiros Voluntários, Rua Heliodoro Salgado, Rua Miguel Bombarda, Rua João Luís de Moura, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e Rua da Misericórdia.

Cerca de 40 comerciantes estão envolvidos nesta iniciativa vestidos com roupas à ‘saloia’, assim como muitas das montras estão decoradas com esta temática, para além de muitos artesãos e espaços com doçaria.

As actividades são dinamizadas pela Associação Musical e Artística Lourinhanense, Associação Musical da Atalaia, GEAL - Museu da Lourinhã, ZS - Grupo Desportivo da Zambujeira do Mar e Serra do Calvo, Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas do Seixal’, Rancho Folclórico ‘Flores de Maio’, Centro Social Paroquial da Lourinhã e Associação do Hóquei Clube da Lourinhã.

O evento conta com o apoio do Município da Lourinhã, Museu da Lourinhã, comerciantes e empresários da vila, bem como associações da freguesia.

O programa completo pode ser consultado em www.lourinhaatalaia.pt e em facebook.com/feira.saloia.lourinha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA