Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ilustrador ucraniano vence Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros do Museu da Lourinhã

Zby atlanticus Sergey Krasovskiy 2D 2019

O ilustrador ucraniano Sergey Krasovskiy é o vencedor da edição deste ano do CIID - Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros promovido pelo GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã/Museu da Lourinhã. A revelação dos trabalhos vencedores desta que foi a nona edição ocorreu numa cerimónia realizada esta segunda-feira, feriado municipal da Lourinhã, que decorreu no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

Este concurso contou com o patrocínio da empresa PDL - Parque dos Dinossauros da Lourinhã. O CIID é destinado a premiar ilustrações sobre a temática dos dinossauros, e outras espécies já extintas, tendo sido iniciado em 2000/2001. O conjunto das suas edições reuniu a participação de cerca de 516 obras de 205 artistas, oriundos de 36 países, dos 5 continentes. “É reconhecido internacionalmente como um concurso de valor científico e com uma alta qualidade técnica, não só pelos trabalhos premiados, como pela qualidade geral das obras apresentadas. É, sem dúvida alguma, um estímulo importante para que os artistas continuem a trabalhar neste domínio”, refere o GEAL/Museu da Lourinhã em comunicado.

O júri das várias edições deste concurso avaliou as obras submetidas, sendo composto por paleontólogos e ilustradores de renome, que garantem a qualidade das obras premiadas. Nesta edição, os jurados tiveram um trabalho difícil na sua decisão, devido à excelente qualidade das obras submetidas.

Tal como nas edições anteriores do CIID, as obras submetidas a concurso estão agora expostas na Galeria Municipal da Lourinhã até 27 de Julho. O público poderá assim apreciar estas obras de arte, bem como ficar a conhecer melhor o mundo em que estes seres antigos viviam.

O resultado do CIID 2019 é o seguinte: 1º ‘Zby atlanticus’ por Sergey Krasovskiy (Ucrânia); 2º ‘Pelagornis miocaenus’ por Sérgio Ibarra Mellado (Espanha); 3º ‘Swimmers of the submerged land’ por Simone Giovanardi (Nova Zelândia). Menções Honrosas: ‘Cyclotosaurus naraserluki’ por Ana Luz (Portugal), ‘A Amonite – Uma Nova Era de Mares e Oceanos’ por Sharon Mendes (Portugal) e ‘Viagem no tempo’ por Paula Vaz (Portugal).

Texto: ALVORADA.