Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

35º aniversário do Museu da Lourinhã assinalado no feriado municipal

Museu da Lourinha aniversario 2019

O Museu da Lourinhã comemora, esta segunda-feira, o seu 35º aniversário. Na sessão comemorativa consta a divulgação e entrega dos prémios da ‘IX Edição do CIID - Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros’, bem como a inauguração da Exposição Temporária de Etnografia ‘Meio Século a Fotografar’ e a visita ao ‘Mercado de Produtos Locais’.

A partir das 10H00 e até às 18h00 irá decorrer uma mostra de alguns produtos artesanais locais no ambiente típico do pátio do Museu da Lourinhã. Das 14h30 às 15h00 irão ter lugar os discursos de comemoração do aniversário da instituição do GEAL, no pátio do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, seguido da divulgação dos premiados Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros, na Galeria Municipal.

Segue-se a inauguração da Exposição ‘IX Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros’. Este concurso vai na nona edição e é organizado pelo GEAL - Museu da Lourinhã desde 2000. Nas várias edições participaram mais de duas centenas de paleoartistas, entre profissionais e amadores, oriundos de vários países de todo o mundo. Este ano foram submetidas treze obras a concurso, de nove autores, nacionais e estrangeiros, que ficam expostas na Galeria Municipal da Lourinhã, de 24 de Junho a 27 de Julho. Esta edição contou com o apoio do Dino Parque da Lourinhã.

Pelas 15h00 decorrerá a inauguração da Exposição Temporária ‘Meio século a fotografar’, no Salão de Etnografia do Museu. Esta exposição temporária é baseada num conjunto de máquinas fotográficas doadas por Manuel Godinho de Matos, médico cirurgião-plástico, agora reformado. Embora testemunhem o gosto pela fotografia, elas foram, sobretudo, instrumentos de trabalho para o registo e documentação na sua vida profissional. “A sua doação enriquece o espólio do Museu da Lourinhã e permite a valorização e divulgação da ciência, numa das áreas tecnológicas mais velozes da História do Homem”, refere a instituição lourinhanense em comunicado.

Seguidamente será feita uma visita ao Mercado de Produtos Locais, dentro do cenário tradicional do pátio do museu, que irá finalizar com a degustação do bolo de aniversário, oferecido pela empresa Doce Lourinhã.

Texto: ALVORADA.