Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho da Lourinhã

Festas do Concelho 2019

As cerimónias comemorativas do Feriado Municipal da Lourinhã têm início este domingo e decorrem até segunda-feira com um programa que integra, também as Festas do Concelho que arrancaram no Estádio Municipal esta sexta-feira ao fim do dia.

Do programa oficial promovido pela autarquia consta este domingo, pelas 9h30, a concentração junto aos Paços do Município para o início de um périplo que irá levar os autarcas e convidados a vários locais do concelho com a visita e entrega para usufruto da população dos quatro projectos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL). A primeira paragem tem lugar no lugar da Areia Branca com a inauguração do ‘Espaço Verde de Casal Labrusque’ (9h45), seguindo-se em Ribamar o projecto ‘Dinossauros à Rocha’ (10h30) e Parque de Lazer dos Sobreirinhos (11h00) e, no Moledo, o Parque Infantil (12h45). Antes, pelas 12H00, dá-se ainda a cerimónia de atribuição do patrono Salvador Leonardo Ferreira - autarca já falecido e que foi durante vários anos presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu dos Galegos - à Escola Básica desta povoação.

Na segunda-feira, feriado municipal, o programa começa às 9h00 junto aos Paços do Município com recepção dos representantes das entidades oficiais e convidados, seguindo-me às 9h30 a chegada da Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense. Pelas 9h45 tem lugar a cerimónia do hastear das bandeiras, seguindo-se, pelas 10h00, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que contará com a habitual intervenção dos partidos políticos representados neste órgão autárquico, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara Municipal. Seguir-se-á a atribuição da Medalha Municipal de Mérito – Classe Ouro – Ordem de Serviço Público, ao emigrante e empresário lourinhanense Mapril Baptista, nascido em Casal Novo (Moita dos Ferreiros) radicado em França há largas décadas, pelos serviços relevantes no fomento e valorização da acção social. O programa prossegue às 12h00 com a inauguração oficial do Polidesportivo Municipal e, às 13h00, o almoço comemorativo no Estádio Municipal, onde decorrem as Festas do Concelho.

Da parte da tarde, a partir da 16h00, tem lugar um périplo pelo concelho com visitas às obras de requalificação das escolas básicas do Seixal (16h15), Marquiteira (17h45) e do Vimeiro (18h45).

Em relação às Festa do Concelho, que tiveram início esta sexta-feira na zona anexa ao Estádio Municipal, estão representadas oficialmente muitas associações e instituições concelhias, a par de artesãos e o habitual espaço das tasquinhas. O programa de animação contou na primeira noite com a actuação de ‘TT Syndicate’ e ‘The Ton Bar’. Para sábado à noite foram convidados os projectos musicais ‘Fado Lelé’ e ‘Projecto Bug’, enquanto que para domingo à noite é a vez do conjunto ‘Bico D’Obra’. O programa conclui-se às 21h00 de segunda-feira com a actuação das Marchas da Lourinhã no relvado do Estádio Municipal.

Texto: ALVORADA. Foto: CML.