Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Expo Lourinhã: secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marca presença na inauguração do certame

expolourinha2022

O  secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, vai marcar presença na inauguração da Expo Lourinhã que está agendada para as 18h00 desta sexta-feira. O evento, dois anos depois da paragem forçada devido à Covid-19, regressa ao centro da vila até 25 de Abril.

Numa organização da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e da Câmara Municipal da Lourinhã, este evento pretende continuar a ser a grande montra das actividades económicas do município, sendo dedicado às empresas, artesanato, instituições e associações do concelho, incluindo as vertentes gastronómica, animação e diversões. Continua também aberto à participação de empresas de outros concelhos.

O certame vai voltar a contar com a presença de delegações dos municípios geminados de Deuil-La Barre (França) e Bad Liebenzell (Alemanha).

Quanto à estrutura do evento, no pavilhão do HCL funcionará o espaço institucional e artesanato, destinado a instituições concelhias, entidades parcerias convidadas e artesãos. Na Praça José Máximo da Costa haverá um espaço empresarial destinado a empresas de comércio e serviços, instaladas em três tendas e, ainda, casinhas rústicas com expositores (empresas, pequenos negócios e artesanato), num total de 108 espaços de exposição. O espaço de produtos regionais permitirá reunir expositores de empresas de produtos regionais e doçaria. Há também uma área reservada para máquinas agrícolas e automóveis.

Já o espaço dedicado à gastronomia vai integrar ‘stands’ de restauração numa tenda, num serviço dinamizado por associações concelhias parceiras do evento. O espaço ‘Street Food’ acolherá veículos especializados e quiosques de venda de bebidas e produtos prontos para complementar o espaço de animação com um palco móvel, localizado de frente para a tenda da gastronomia. Por sua vez, o espaço de diversões contará com equipamentos de diversão como pista de carrinhos-de-choque e carrosséis. Finalmente, o espaço aventura e insufláveis estará localizado no campo de jogos do Skate Park.

Quanto ao programa de animação, a organização aposta na diversificação e privilegiará a divulgação das formações e artistas locais. No palco do pavilhão do HCL vão-se destacar as actuações de bandas filarmónicas, ranchos e grupos musicais tradicionais. Estão também agendados diversos ‘workshops’, demonstrações e degustação de produtos regionais. No palco exterior, a actuação das bandas e jovens talentos concelhios e DJ’s ocorrerá entre as 10h00 e as 2h00.

Continuando a missão de promover a qualidade, diversidade e a inovação de um petisco de tradição local, será organizada a quinta edição do ‘Pataniscar’, a mostra e concurso de pataniscas destinado aos restaurantes do concelho, cujo montante global angariado pela venda solidária será doado à ADAPECIL.

Texto: ALVORADA