Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ministro da Agricultura inaugura Festival da Batata que decorre este fim-de-semana na Misericórdia

festival da batata

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural preside este sábado, na Misericórdia, à inauguração de mais uma edição do Festival da Batata, uma organização da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, da Liga dos Amigos do Santuário Nossa Senhora da Misericórdia, ADL _ Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, Louricoop e Porbatata - Associação da Batata de Portugal. Capoulas Santos é esperado às 14h30 e, acompanhado por representantes da organização e demais convidados, fará uma visita ao certame que decorre até domingo.

Durante este fim-de-semana a fileira da batata está assim em destaque no concelho da Lourinhã, tendo por missão este evento promover e valorizar a cultura deste tubérculo, a par da diversidade de variedades, características organolépticas e as diversas formas de o cozinhar. O certame decorre numa freguesia onde a cultura da batata assume grande expressão e concentra um significativo número de produtores do concelho.

O programa inclui jornadas técnicas e visitas a campos de ensaio, exposição de máquinas e alfaias agrícolas, empresas e serviços ligados ao sector agrícola, exposição e desfile de tractores antigos, bem como doçaria regional, artesanato, animação e jogos tradicionais. No certame haverá espaços de degustação da batata bem como serviço de restaurante, que servirá almoços e jantares com uma ementa tradicional onde a batata será a protagonista. Segundo a organização, o desfile de tractores antigos, no domingo de manhã, ao qual se tem juntado modelos mais recentes, vai continuar a ser “um momento festivo de afirmação do mundo rural, este ano a chegar à Praia da Areia Branca”. O percurso do desfile, com partida do certame, vai levar as máquinas agrícolas a passarem por São Bartolomeu dos Galegos, Praia da Areia Branca, Lourinhã, Papagovas, Moita dos Ferreiros e Misericórdia.

O Festival da Batata inicia-se pelas 9h15 deste sábado com as jornadas técnicas e visitas aos campos de ensaio de várias variedades. Pelas 15h30 está agendado o colóquio ‘A qualidade da batata semente e o resultado da sua produção’, moderado por António Gomes (Porbatata) e com intervenções de Paulo Simões (H2PC), Sérgio Margaço (Stet Holland) e Almerinda Belchior (Agrico).

No programa de animação está agendado para este sábado, às 17h30, a actuação do Rancho Folclórico Fazendeiros das Gamelas, seguindo-se, pelas 18h30, a Classe de Ginástica Acrogym Enigmas, e, às 21h00, baile com o grupo musical ‘Gand’Onda’. No domingo, às 14h30, está marcado um ‘show-cooking’ com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas Fernão do Pó – Bombarral e da Lourinhã. Às 15h00 actuará o Grupo de Concertinas do Oeste, às 17h00 será a vez do Rancho Folclórico Etnográfico ‘O Clibotas’ da Misericórdia e, às 18h30, as Marchas Populares da Zambujeira e Serra do Calvo. O certame encerra às 21h00.

Texto: ALVORADA. Foto: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo).