Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque Lourinhã expõe a partir de amanhã nova espécie de dinossauro descoberta em Sesimbra

exposicaoiberospinus

A partir desta sexta-feira, dia 1 de Abril, o Dino Parque Lourinhã vai expor, pela primeira vez, os fósseis de uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o ‘Iberospinus natarioi’. Esta exposição vai ficar patente até ao final do Verão. Os fósseis foram descobertos em 1999, no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, e escavados por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa entre 2004 e 2008 - e, posteriormente, em 2020.

Os achados destas últimas escavações e a reexaminação dos fósseis já existentes revelaram tratar-se de uma nova espécie. A conclusão foi publicada num artigo científico de Fevereiro de 2022, assinado por Octávio Mateus e Darío Estraviz-López, paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Os fósseis do ‘Iberospinus natarioi’ serão apresentados como uma colecção de arte - enquadrados em molduras antigas -, uma vez que parte do esqueleto nunca chegou a ser recolhida e que diversos ossos se partiram aquando da morte do dinossauro, há mais de 120 milhões de anos.

Ainda assim, os achados expostos, entre os quais ossos, dentes e outros vestígios, vão desde a ponta do focinho até à cauda do animal. Se fosse apresentado na sua posição em vida, o esqueleto mediria mais de seis metros de comprimento. O nome ‘Iberospinus natarioi’, atribuído pelos investigadores há cerca de um mês, significa “espinho ibérico”, além de prestar homenagem ao responsável pela descoberta, Carlos Natário.

A investigação científica e a exposição foram financiadas pelo Dino Parque Lourinhã através das ‘Bolsas Superanimais 3’, em colaboração com os supermercados Pingo Doce.

Texto: ALVORADA
Ilustração: Direitos Reservados