Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mais 44 refugiados de guerra chegaram à Lourinhã ontem à noite

chegadarefugiadoslnh

Este domingo à noite chegou ao nosso concelho mais um autocarro com 44 refugiados de guerra, trazidos por uma comitiva que partiu da Lourinhã na terça-feira com destino à Varsóvia, na Polónia. Foram eles Pedro Ferreira (Padaria Pastelaria Lourinius), Carina Ribeiro (Bombeiros Voluntários da Lourinhã), Catarina Lourenço (Grupo Paradise), Oksana Pavleshen e Alex Ander (ucranianos residentes no concelho da Lourinhã).

O grupo viajou no autocarro que trouxe os primeiros 55 refugiados para Portugal e que chegaram à Lourinhã no passado dia 13. Recorde-se que esta primeira experiência foi vivenciada pelos empresários Mário Ferreira e Gabriela Jesus, o bombeiro lourinhanense Emanuel Ribeiro, João Antunes do Grupo Paradise e Halyna Malik, cidadã ucraniana que representa a comunidade na Lourinhã e que facilitou o processo de tradução durante a viagem.

Como o ALVORADA já tinha noticiado, esta segunda missão solidária foi financiada por uma cliente polaca do Grupo Paradise, que tem residência de férias no Montoito, e que já tinha financiado na totalidade a viagem para Portugal dos primeiros refugiados.

Das mulheres, crianças e os três homens que chegaram, apenas 10 famílias vão ficar no nosso concelho em casas de pessoas que as disponibilizaram gratuitamente, oferecendo também água, luz e alimentação.

Entretanto David dos Santos Batista, presidente da Associação Peaceful Essence: Portugueses pela Paz, criada por um grupo de empresários da Lourinhã para ajudar refugiados de guerra e vítimas de catástrofe, referiu ao ALVORADA que esta terça-feira, dia 22, parte às 04h30 uma nova comitiva da Lourinhã com destino à Varsóvia e que irá trazer novamente até ao nosso concelho mais 55 mulheres e crianças que estão na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia. Entre a comitiva está a bombeira lourinhanense Carolina Morgado.

Uma vez mais, a viagem será paga na totalidade pela cliente polaca do Grupo Paradise. No total, estas três missões trarão 160 refugiados de guerra que estão a ser alojados não só no nosso concelho como em diversas zonas do país, em casas de familiares e de pessoas que disponibilizaram as suas habitações.

Todo este projecto solidário pode ser acompanhado através da página do facebook ‘Portugueses pela Paz’.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA