Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ADL realiza dia 27 a Gala das Distinções pelo Desenvolvimento no auditório da AMAL

ADL gala 2021 1

A ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã agendou para o próximo dia 27, domingo, no auditório da AMAL, a realização da 13º edição da Gala das Distinções pelo Desenvolvimento, que promove empresas, instituições e pessoas, que durante o ano passado se destacaram pelo seu “desempenho excepcional em várias categorias”.

Segundo um comunicado enviado ao ALVORADA, a presidente da direcção, Inês Feijão, revela que a edição deste ano mantém “a metodologia anterior e retomamos a gala em formato presencial”. As nomeações desta gala são feitas pela direcção da ADL, as entidades parceiras fazem a votação final para escolha dos vencedores em cada categoria e a votação é feita por voto secreto durante a Gala das Distinções. “Mantém-se a possibilidade de apresentação de propostas de nomeação para todas as categorias, que serão analisadas pela direcção da ADL”, frisa Inês Feijão. Para o efeito devem ser enviadas até esta sexta-feira, dia 18, para o endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A direcção da ADL nomeia para cada uma das 12 categorias, três instituições, empresas ou personalidades, que se destacaram no ano anterior, sublinha o regulamento. Nas categorias ‘Acontecimento do Ano’, ‘Personalidade do Ano’ e ‘Prémio Carreira’, não há nomeações, sendo da responsabilidade da direcção da ADL, a selecção e indicação do galardoado. Os nomeados deste ano são:

Ambiente: Casa do Oeste - Plataforma Laudato Sí (pelo desenvolvimento de um conjunto de acções, baseadas na Encíclica Laudato Si escrita pelo Papa Francisco, dedicada à Ecologia e Ambiente); Lourambi (desenvolveu um vasto e muito dinâmico plano de actividades que contribuiu para a sensibilização ambiental bem como para a divulgação do património natural do concelho); Município da Lourinhã e Conceição Rolim (pela implementação do projecto-piloto da UniquePATHS, 1ª PediRota, criada pela pediguia Conceição Rolim).

Associativismo e Voluntariado: Grupo de Teatro T’AMAL (pela realização da radionovela ‘Duas Irmãs, Dois Destinos’; Vanda Policarpo (pela campanha ‘Ajudar a quem precisa’ com grande impacto e importância em 2021); Praia Surf Clube (pela reorganização da PSC, por ter reiniciado diversas actividades, desde a inauguração de sede, campanhas de limpeza de praias, Campeonato Intersócios Praia Surf Clube, entre outras actividades.

Desporto: Futsal Masculino da Associação de Pregança do Mar (pela subida da equipa sénior masculina treinada por Octávio Patriarca à I Divisão do Campeonato Distrital); Hóquei Clube da Lourinhã - Equipa Masters +35 (pela formação da Equipa Masters +35, alavancada por antigos jogadores do HCL, com a integração no Campeonato Nacional de Veteranos do qual fazem parte 32 equipas); Mário Vaza e Pedro Zenkl (pela exposição ‘Atletas de Cá’ que teve como objectivo dar a conhecer familiares, colegas e amigos que se cruzam no dia-a-dia e que transportam a Lourinhã para fora do seu concelho nas provas em que participam).

Educação: Luís Nascimento (pela pintura do mural ‘História de Portugal’ na Escola Básica do Reguengo Grande); Centro Social e Cultural de Ribamar (pelo projecto ‘Horta ao Centro’, que tem como objectivo combater o ‘bullying’ e agressividade entre crianças e jovens, do pré-escolar até ao 3.º ciclo da freguesia de Ribamar); Município da Lourinhã e CLAIM Lourinhã (pela iniciativa ‘Na Lourinhã cabe o mundo/Pessoas são Património’ dirigida à comunidade em geral e em particular a alunos, professores, Agrupamentos de Escolas, turmas de Português para Estrangeiros da Escola Secundária da Lourinhã e a toda a comunidade estrangeira residente).

Empreendedorismo e Inovação: COVIRAN - Vimeiro (pela realização do investimento que disponibiliza um serviço de qualidade, proximidade, que assegura na freguesia do Vimeiro uma resposta de distribuição alimentar moderna, melhorando as condições para a população da freguesia); Município da Lourinhã (pelo lançamento da plataforma de ‘e-commerce’ a 25 de Fevereiro de 2021); CaixiOeste (pela inauguração a 18 de Dezembro de 2021 do novo ‘showroom’ e lançamento da nova marca).

A Lourinhã e o Mundo: Chakall (‘Educando Noa, pela realização do primeiro episódio na Lourinhã no canal de televisão ‘Casa e Cozinha’); Julian Ramsden (pela doação, no dia 2.7.2021, de uma nova carrinha à Associação JAVA); Projecto #agasalha (pela dinamização da campanha que realizou uma recolha de roupa para refugiados).

Música, Artes e Cultura: DeepWay (pelo lançamento do álbum de estreia a 22.10.2021 ‘Esta era a minha a casa’ composto por nove músicas); Tiago Quintans/UmaBoaQuestão e Município da Lourinhã (pela organização do evento Hip Hop Day, no dia 4 de Setembro de 2021, que reuniu várias actividades, desde ‘workshops’ relacionados com o tema, demonstrações de ‘breakdance’ e ainda ‘graffitis’ ao vivo); C.A.S.A.L - Compêndio Artístico Sobre a Lourinhã de Tiago Quintans e Rafael Malvar (pela exposição de fotografia e poesia ‘A alma desta rua’).

Startup: Andsome Beer (pela abertura de uma nova cervejaria, com produção própria de cerveja artesanal, num espaço com decoração cuidada e renovada, numa das ruas mais históricas da Lourinhã); Mercearia Atípica (pela inauguração em Julho de 2021 de um novo espaço no centro da vila que celebra o melhor de Portugal, privilegiando os pequenos produtores locais e a marca Lourinhã); C de Cravo (pela abertura de um novo espaço dedicado à arte de trabalhar as flores com arte).

Turismo: Centro Interpretação da Batalha do Vimeiro (pela reabertura a 29 de Fevereiro de 2021, com atendimento inclusivo para pessoas com necessidades especiais, com novos conteúdos e recursos). Quinta Galeana Dreaming (pelo lançamento da unidade de turismo, enquadrada numa lógica de unidade de turismo rural por excelência, numa quinta de 23 hectares com mais de 300 anos); GEAL - Museu da Lourinhã (pela criação do primeiro Museu Digital, uma plataforma tecnológica viva e inovadora, onde o património cultural e as histórias nas áreas de Etnografia, Arqueologia e Paleontologia são agora recriadas e enriquecidas com novas componentes digitais, numa parceria com a Vodafone).

Entidades parceiras: Planalto das Cesaredas (Ambiente); Associação de Freguesias da Lourinhã (Associativismo e Voluntariado); Clube de Ténis e Padel da Lourinhã (Desporto); Tá a Mexer (Educação); Louricoop (Empreendedorismo e Inovação); Jornal ALVORADA (A Lourinhã e o Mundo); RCL (Música, Artes e Cultura); Filomena Frade (Startup); Adega Cooperativa da Lourinhã (Turismo).

Texto: ALVORADA