Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ucrânia: cerca de 50 refugiados de guerra chegarão à Lourinhã na próxima semana numa acção solidária

daviducrania

Às 12h00 desta quinta-feira parte de Varsóvia um autocarro que trará até à Lourinhã cerca de 50 refugiados de guerra. Ao seu encontro vão cinco pessoas do nosso concelho que partirão de avião com o objectivo de os acompanhar durante a viagem de autocarro, que terá início na capital da Polónia. São eles os empresários Mário Ferreira e Gabriela Jesus, o bombeiro lourinhanense Emanuel Ribeiro, João Antunes do Grupo Paradise e Halyna Malik, cidadã ucraniana que representa a comunidade na Lourinhã e que facilitará o processo de tradução durante a viagem.

Esta iniciativa de resgate de cidadãos ucranianos foi promovida inicialmente pelos empresários Mário Ferreira e Gabriela Jesus, proprietários dos estabelecimentos ‘Doce Fantasia’ e ‘Ó pão’, que contactaram o empresário David dos Santos Batista, do Grupo Paradise, para os ajudar nesta missão solidária.

A ideia inicial seria percorrer sete mil quilómetros numa carrinha do Grupo Paradise com o objectivo de trazer sete refugiados: uma mulher de 33 anos com duas crianças de oito e nove anos, um casal com um bebé de três meses e uma das avós. No entanto, o objectivo tornou-se maior. “Era uma pena trazer só sete quando podíamos trazer 50”, disse David dos Santos Batista, que contactou uma cliente na Polónia, que tem residência de férias no Montoito, que decidiu financiar na totalidade a viagem para Portugal. “Decidimos que não vem um único lugar vazio na viatura”, adiantou o empresário luso-belga residente na Lourinhã. O pai do bebé deverá ser o único homem que vem para Portugal. Todo o processo de triagem dos refugiados está a ser assegurado por uma associação polaca, sendo que a prioridade vai para aqueles que perderam tudo na guerra.

David dos Santos Batista revelou que o Grupo Paradise tem 50 moradias de clientes belgas para alojamento local e que estarão disponível até ao início da época de Verão. Também o lourinhanense Mapril Baptista, empresário em França e em Portugal, disponibilizou três apartamentos para além de apoiar financeiramente esta missão solidária.

Para financiar as viagens aéreas e fazer face às necessidades decorrentes da viagem de regresso de autocarro com destino à Lourinhã, estará à venda a partir desta quinta-feira, uma t-shirt com o valor de 5 euros, que pode ser adquirida nos Bombeiros Voluntários da Lourinhã e nos estabelecimentos ‘Doce Fantasia’ (Lourinhã) e ‘Ó Pã’o (Praia da Areias Branca).

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA