Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Inauguradas oficialmente as obras de requalificação da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa

Rotunda Lourinha 2022

Neste dia em que se assinala a passagem de 30 anos da publicação do decreto-lei que criou oficialmente da Região Demarcada da Aguardente DOC Lourinhã, a Câmara Municipal decidiu assinalar publicamente a conclusão das obras de requalificação da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa. Entre as obras realizadas destaca-se o arranjo da rotunda que assinala a região demarcada e que inclui dois barris, uma representação de uma garrafa de aguardente e a simulação de uma vinha com a plantação de alguns bacelos.

As obras de requalificação da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa integraram o Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU), no âmbito de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do Centro Urbano da Vila da Lourinhã. Os trabalhos permitiram um investimento de 85.885,58 euros, que contaram com um apoio de 486.684,95 euros da União Europeia, canalizados pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A requalificação desta via da vila contemplou diversas intervenções que regeneraram e qualificaram o espaço público e a rede urbana, promovendo a articulação entre os percursos pedonais e a circulação automóvel e introduzindo áreas verdes, “de forma a unificar e a ligar os diferentes espaços e a permitir um usufruto do espaço num contexto mais natural”, de acordo com um comunicado da edilidade. Muito do investimento baseou-se na eficiência energética e acessibilidades, com reformulação de pavimentos, estacionamentos, espaços verdes, mobiliário e equipamento urbano e iluminação pública.

Rotunda Lourinha II inauguracao

Na cerimónia marcou presença todo o executivo camarário presidido por João Duarte Carvalho, o presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, os presidentes dos executivos da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, de Miragaia e Marteleira, Edgar Santos, da Junta da Moita dos Ferreiros, Rui Perdigão, e da Junta de Ribamar, Mauro Antunes. Marcaram ainda presença o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Francisco Toscano Rico, o proprietário da Quinta do Rol, Carlos Melo Ribeiro, o presidente da direcção Adega Cooperativa da Lourinhã, Jorge Humberto e, ainda, o grão-mestre da Colegiada da Aguardente DOC Lourinhã, José Nuno Leitão.

Reportagem na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografias: Sofia de Medeiros/ALVORADA