Bombeiros Voluntários da Lourinhã afectados pelas falhas na Vofafone
- Categoria: Lourinhã
- 08/02/2022 16:36
Várias corporações de bombeiros do país estão afectados desde esta madrugada pelas falhas na operadora de telecomunicações Vodafone, justificados pela empresa por ter sido vítima de um ciberataque. Sendo esta a operadora nos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, também a corporação está com constrangimentos ao nível das comunicações.
Contudo, as chamadas para pedidos de socorro por parte da população estão a ser asseguradas através do número de telefone fixo da corporação lourinhanense: 261 419 500.
Contactado pelo ALVORADA, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã confirmou que esta é a primeira vez que a instituição se depara com esta avaria ao nível da operadora. “Neste momento estamos a receber chamadas apenas via rádio por parte do CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica e do CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa”, revelou Pedro Picão.
Também a passagem de dados ao nível das emergências, nomeadamente os pedidos de ambulâncias, está a ser efectuada por esta corporação via rádio através do SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal. Trata-se da rede de comunicações exclusiva do Estado Português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança. Durante o dia de hoje a corporação lourinhanense já registou e respondeu a algumas ocorrências.