Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã lança Bolsa Álvaro Carvalho para promover projectos na área da saúde mental comunitária

encontroalvarocarvalho

A Câmara Municipal da Lourinhã vai lançar a Bolsa Álvaro Carvalho, uma iniciativa trienal no valor de 30 mil euros, destinada a promover projectos na área da saúde mental comunitária no território concelhio. A revelação foi feita pelo vereador com o pelouro da Educação e Saúde, José Tomé, no decorrer da primeira sessão dos Encontros de Saúde Mental Álvaro Carvalho, que decorreu este sábado, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã.

A Nova Medical School - Universidade Nova de Lisboa concedeu o patrocínio científico, através do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, enquanto parte integrante da equipa que avalia o concurso da bolsa.

Segundo revelou na ocasião o vereador José Tomé, esta bolsa procurará incentivar a participação dos diferentes actores e parceiros da comunidade, de forma a continuar a valorização da saúde mental, enquanto área transversal da vida do ser humano.

Sendo transversal, “todas as áreas da sociedade estão contempladas nesta intervenção, seja as do mundo empresarial e das organizações (por exemplo, a prevenção do ‘burn out’), seja as instituições ligadas à educação e ao social”.

Segundo o autarca, o desafio é arregaçar as mangas e por mão na massa, continuando o trabalho de envolver o sonho na realidade: “contribuir, participar e transformar as relações humanas em experiências criativas e benignas, promotoras de saúde, que cultivam a interdependência, a articulação e a cooperação”.

‘Da Pandemia ao Pandemónio’ foi o mote escolhido para este primeiro encontro, com periodicidade anual, que vai procurar reunir e partilhar conhecimentos e experiências de intervenção em Saúde Mental Comunitária, desde acções promotoras da saúde, a intervenções preventivas, terapêuticas e de reabilitação.

Trata-se também de uma homenagem ao percurso do médico psiquiatra e psicoterapeuta lourinhanense, falecido em 2018, contando para o efeito com a colaboração da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Mais informações na próxima edição do ALVORADA

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros