Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Animação de Natal decorre no concelho da Lourinhã entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro

natallnh21

Uma visita do Pai Natal à vila da Lourinhã marcou o arranque da animação de Natal, no passado dia 1, onde não faltou animação de rua durante todo o dia. A magia dos contos de fadas visitou o auditório da AMAL, com a peça de teatro Bela Adormecida’, numa adaptação e encenação de Fernando Gomes, com música de José Salgueiro e de Alexandre Dinis. O espectáculo é encenado pela companhia de teatro TeatroEsfera. Já nos passados dias 2 e 3, quarta e quinta-feira, as escolas levaram os mais pequenos a ver ou rever a peça de teatro ‘A Bela Adormecida’, inspirada na história original de Charles Perrault.

No final do dia 1 acenderam-se as luzes das iluminações de Natal, sendo ponto de encontro a Praça José Máximo da Costa. Este acto simbólico foi da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, seguindo-se uma actuação do Coro Municipal da Lourinhã.

Sábado, dia 4, começou com animação musical pelas ruas da vila, seguindo-se contos de Natal, pelo grupo Contadeiras. Às 15h00, os fãs de cinema de animação assistiram ao filme ‘Upss, 2 - A Aventura continua’, no Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira, seguindo depois para a AMAL, para ver o teatro de marionetas ‘A ver navios’. O espectáculo contou a aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil, num elenco que conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam a corte e Napoleão Bonaparte.

A 5 de Dezembro, a Animação de Natal seguiu para o Paço, onde o Coro Municipal da Lourinhã se juntou ao Grupo Coral Stella Maris, de Peniche, num concerto promovido pela União Recreativa Desportiva e Cultural do Paço (URDC).

O fim-de-semana de 11 e 12 de Dezembro traz à vila animação musical e arruadas, mas também ‘O Natal do Texugo Rabugento’, de Paul Bright, numa Hora do Conto com Yoga, que acontece na Biblioteca Municipal da Lourinhã. No período da tarde, decorrerá a prova de atletismo São Silvestre Vítor Baptista. Uma organização do Sporting Clube Lourinhanense, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, que levará os participantes, a partir dos 16 anos, da Lourinhã até ao Lugar da Areia Branca. Para os mais novos, a corrida decorrerá na vila.

Na noite de 11 de Dezembro, a AMAL recebe a comédia ‘Condenadas mas pouco’, com Marina Albuquerque e Paloma del Pillar. Com texto e encenação de Marisa Carvalho, o espectáculo conta a história de mãe e filha, duas reclusas que tratam a prisão como uma segunda casa, excepto quando estão a tentar fugir, algo em que ambas são peritas.

A AMAL exibe ainda, a 12 de Dezembro, o seu ‘Concerto De Natal’, com actuação da Banda Filarmónica da AMAL e apresentação do Coro Juvenil da AMAL.

Também nesse fim-de-semana, o artista lourinhanense Tiago Quintans percorrerá as ruas do Moledo, declamando poesia Porta a Porta, onde, sem horário e local definidos, procurará surpreender a população.

A 15 de Dezembro, será feita a apresentação e oferta do jogo desenvolvido pela Science4you Napoleão Bonaparte, o princípio do fim, aos Agrupamentos de Escolas da Lourinhã. A sessão será transmitida ao vivo na página de Facebook do município da Lourinhã.

O fim-de-semana de 18 e 19 começa com animação musical e arruadas, seguindo-se teatro de rua com a peça ‘Contos e Fadas’ e, à noite, o concerto de ‘Best Youth’, banda que encerra, às 21h30, na AMAL, o ciclo ‘Sons na Vila 2021’. Formada por dois jovens músicos do Porto, Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, as suas canções, compostas em inglês, podem ser descritas como um cruzamento entre indie rock e dream pop electrónico.

Domingo, dia 19, será dedicado aos bebés, com a peça de teatro ‘A cor do limão’, produzida pela Andante Associação Artística, com encenação de Fernando Ladeira, poemas de Fernando Pessoa, interpretação de Cristina Paiva e ilustrações de Mafalda Milhões.

Entre o dia 6 de Dezembro e 6 de Janeiro, o concelho da Lourinhã será palco de um Roteiro de Presépios de Natal, numa acção destinada a todas as entidades públicas e privadas e a munícipes, promovida por Rui Cruz (RuiArt) e João Francisco. Todos os esclarecimentos sobre este roteiro serão dados a 1 de Dezembro, visto que ainda se encontra em fase de inscrições.

O Município da Lourinhã revelou ao ALVORADA que o investimento directo com o programa de Natal deste ano foi de cerca de 86.500 euros, incluindo as iluminações e todas as iniciativas presentes na agenda.

Texto: ALVORADA