Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Projecto ‘Próxima Paragem’ arranca este fim-de- semana nos bairros do Reguengo Grande e Casa Novo

proximaparagem

Integrado nos projectos vencedores do Programa ‘Bairros Saudáveis’, o projecto ‘Próxima Paragem’ arranca este fim-de-semana, dias 6 e 7, no Bairro de São Francisco de Assis, em Casal Novo e no Bairro da Ladeirinha, no Reguengo Grande.

Dada a frequente associação dos bairros a espaços de vulnerabilidade e de exclusão social, um conjunto de parceiros - Município da Lourinhã, União das Freguesias de Atalaia e Lourinhã, Junta de Freguesia do Reguengo Grande e ACES - Oeste Sul, entre outros - desenharam um projecto de intervenção junto dos moradores dos bairros da Ladeirinha e São Francisco de Assis, através do Programa ‘Bairros Saudáveis’, promovido pela Associação Cultural Sombronautas e o Teatro Inefável.

Este projecto, com o número 213, e já aprovado, pretende encetar um trabalho participativo e de proximidade com os moradores de forma a capacitá-los para a melhoria do seu território, “seja do ponto de vista de requalificação do espaço envolvente, seja do ponto de vista da  estimulação da energia cívica e solidária, fortalecendo o capital relacional”, refere a autarquia em comunicado.

Foram eleitos estes dois territórios pela sua localização periférica, tanto pela arquitectura destes bairros que adquire contornos uniformes e unifuncionais, geralmente sem zonas verdes, equipamentos de lazer e convívio como pela aglomeração de indivíduos e famílias que apresentam condições socioeconómicas vulneráveis e precárias.

Segundo o Município da Lourinhã, este projecto tem uma forte componente formativa, “privilegiando a escuta activa da população envolvida, a sua participação e o diálogo partilhado, com vista à apresentação de soluções criativas, promotoras de uma cidadania progressista, um sentimento de pertença e uma identidade colectiva”.

O Programa ‘Bairros Saudáveis’ é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projectos apresentados por associações, colectividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de ‘poder fazer’, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

Mais informações aqui.

Texto: ALVORADA