Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Museu Nacional do Rio de Janeiro vai expor réplica de um ovo e dentes de dinossauros da Lourinhã

ofertakellner

Uma réplica de um ovo e dentes de dinossauros da Lourinhã foram as primeiras peças doadas ao Museu Nacional do Rio de Janeiro pelo GEAL/Museu da Lourinhã. A oferta decorreu ontem, aquando da visita à Lourinhã do paleontólogo Alexander Kellner, director do Museu Nacional.

Segundo confirmou ao ALVORADA o presidente da direcção do GEAL, Vital do Rosário, ficou acordado, da parte da instituição lourinhanense doar um conjunto de réplicas de ‘pterossauros’ e dinossauros do Jurássico da Lourinhã bem como originais de vários fósseis, nomeadamente pegadas e cascas de ovos de dinossauros da Lourinhã, “que serão cedidos num regime de empréstimo sem termo, ou seja, a propriedade mantém-se a mesma, Museu da Lourinhã, mas vão para o Rio de Janeiro sem data prevista de retorno”.

Contudo, a decisão final sobre os fósseis originais “tem ainda de ser tomada, ouvidos os técnicos e a Assembleia Geral da instituição”, conclui Vital do Rosário.

Como o ALVORADA noticiou esta quarta-feira, o director do Museu Nacional do Rio de Janeiro foi recebido no Município da Lourinhã pelo presidente da câmara João Duarte Carvalho, no âmbito de uma campanha que o responsável brasileiro Alexander Kellner está a fazer no nosso país para enriquecer o espólio do espaço museológico que está a ser reconstruído depois de um incêndio em 2018 ter destruído grande parte do seu acervo de 20 milhões de peças.

Esta reunião foi promovida pelo GEAL - Museu da Lourinhã, que foi contactado nesse sentido pelas autoridades portuguesas, primeiro através do corpo diplomático português no Brasil.

Nesta reunião participaram ainda representantes do Dino Parque da Lourinhã, empresa que manifestou também interesse em apoiar esta causa, assim como a Câmara Municipal da Lourinhã.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Francisco Costa