Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: surtos na EB da Marquiteira e no Lar da Atalaia (actualização)

covid19 M

Desceu para 53 o número de casos activos de Covid-19 no concelho da Lourinhã, segundo os últimos dados revelados pela Autoridade de Saúde Local e que se reportam a esta terça-feira, dia 26. Recorde-se que neste momento estão activos surtos na EB da Marquiteira e no lar da Atalaia.

Desde os últimos dados revelados, no dia 24, recuperaram da doença 12 pessoas e registaram-se mais cinco casos activos.

No Lar da Atalaia, o primeiro caso positivo foi detectado na sexta-feira, dia 22, tendo sido testados no dia seguinte a totalidade dos residentes (44) e funcionários (36). Na altura o resultado registou 11 residentes positivos, quatro inconclusivos (já repetiram o teste) e 29 negativos, um profissional positivo e 35 negativos.

Após a repetição dos testes, registam-se ao dia de hoje 15 casos positivos e 29 negativos nos residentes (repetem hoje o teste) e um positivo e 35 negativos nos profissionais (repetem hoje o teste). Dos residentes positivos e negativos, estão dois internados no Centro Hospitalar do Oeste, um testado positivo e um testado negativo.

O surto na EB da Marquiteira que teve início a 20 de Outubro com um caso positivo, continua sem alteração. Recorde-se que  dois dias depois foram testados a totalidade dos alunos, docentes e não-docentes dos 1º ao 4º anos.

Na turma do 3º e 4º ano os resultados apresentaram sete alunos positivos, um professor positivo, dois alunos com resultado inconclusivo e 15 alunos negativos (repetem teste no dia 29).

Após os resultados, foi suspensa a actividade lectiva até dia 1 de Novembro e colocados em confinamento obrigatório no domicílio os alunos e a professora. Os casos positivos ficam em vigilância sobreactiva (VSA) até alta clínica, os negativos em vigilância activa (VA) e os inconclusivos em VA ou VSA conforme o resultado da testagem.

Na turma do 1º e 2º ano os resultados apresentaram dois alunos positivos, 17 alunos negativos e um professor negativo. A turma mantém actividades e os dois alunos positivos ficam em vigilância sobreativa até alta clínica, enquanto os restantes alunos e professor ficam em vigilância passiva até 1 de Novembro.

Foram ainda testados mais dois professores e dois auxiliares, os quatro resultados negativos que ficam em vigilância passiva até 1 de Novembro.

Os dados totais respeitantes a todo o concelho e que reportam a esta terça-feira, dia 26, revelavam 53 casos activos, 79 pessoas em vigilância passiva, 56 em vigilância activa (em confinamento obrigatório decretado pela Autoridade de Saúde Local), 100 estavam em vigilância sobreactiva (acompanhados pelos médicos de família) e 156 em isolamento. Até ao dia de ontem estavam contabilizados, desde o início da pandemia, 1.908 casos de doentes com SARS-CoV-2, dos quais 1.813 foram curados e 39 perderam a vida.

Texto: ALVORADA