Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã recebe rastreio gratuito do cancro da mama a partir desta terça-feira

Rastreio cancro mama 2021 1

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alargou o rastreio do cancro de mama aos distritos de Lisboa e de Setúbal, sendo a vila da Lourinhã contemplada entre os dias 12 de Outubro e 2 de Novembro com a presença da Unidade Móvel da instituição. Trata-se de uma parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul.

A Unidade Móvel da LPCC, onde se realizarão os rastreios, será colocada na Praça José Máximo da Costa, junto ao edifício dos Paços do Município, de segunda a sexta-feira, das 9h20 às 13h00, e das 14h00 às 17h40.

Este é o primeiro ano de realização deste rastreio no concelho da Lourinhã, passando a decorrer anualmente, segundo revela em comunicado o Município da Lourinhã. Em cada ano, a LPCC convoca 50% das mulheres de determinado intervalo etário, sendo que, destas, serão excluídas as que tiverem implantes mamários, diagnóstico de cancro de mama ou realizado uma mamografia há menos de seis meses.

Na Lourinhã, as mulheres do concelho elegíveis para o rastreio deste ano têm entre 50 e 69 anos e vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico. “No entanto, a Liga Portuguesa Contra o Cancro ressalva que qualquer mulher que se dirija à Unidade Móvel ou que ligue para os nºs 245 009 299/915 999 890, para fazer agendamento, poderá fazer o rastreio”, informa ainda a autarquia.

Texto: ALVORADA com agência Lusa