Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Parque dos Dinossauros da Lourinhã faz parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande

marinhagrandeprotocolopdl

A empresa Parque dos Dinossauros da Lourinhã, proprietária do Dino Parque, celebrou um protocolo com a Câmara Municipal da Marinha Grande para a definição de modelos de cooperação no domínio da paleontologia, tanto na exposição e divulgação do património paleontológico, como na investigação e conservação. O acordo foi celebrado no dia 23 de Setembro, entre a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e os representantes do parque, Luís Rocha e Jorge Ferreira.

O protocolo tem também por base as referências da comunidade científica relativamente à abundância e diversidade de fósseis, na faixa costeira entre São Pedro de Moel e Água de Madeiros, que destacam um conjunto de arribas onde se observam registos fossilíferos de excecionalidade.

Acresce a descoberta recente, junto ao Farol de São Pedro de Moel, do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, que permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho que viveu no tempo dos dinossauros, o ‘Plesiopharos moelensis’.

Na ocasião, a presidente da autarquia justificou esta parceria com o facto do “território do município da Marinha Grande possuir um grande potencial fossilífero, tido como um dos mais importantes para o Jurássico Inferior de Portugal, nomeadamente com fósseis de diversos répteis marinhos já extintos”. Cidália Ferreira acrescenta que o município pretende desenvolver “uma estratégia de defesa, salvaguarda e divulgação do património paleontológico do concelho”.

A parceria prevê, entre outras acções, a realização de uma exposição temporária num espaço e data a designar; ceder à Câmara Municipal a oportunidade de preparação de fósseis de vertebrados oriundos do concelho da Marinha Grande no laboratório do Dino Parque da Lourinhã; acolher em projecto de estágio estudantes das instituições de ensino da Marinha Grande ou residentes na Marinha Grande; poder convidar um elemento do parque temático para aconselhamento científico em questões ligadas ao Património Paleontológico do concelho ou à musealização de um Centro de Interpretação com área dedicada à Paleontologia.

O documento prevê o desenvolvimento de actividades conjuntas no sentido de explorar e potenciar descobertas de novos fósseis, nomeadamente através da realização de escavações no concelho da Marinha Grande; promoção de acções conjuntas com vista à preservação do património natural paleontológico do concelho.

Outro dos objectivos passa, segundo a autarquia, pela promoção da paleontologia e dos achados do concelho, fazendo chegar a um público mais alargado e à comunidade escolar, o conhecimento do património paleontológico existente ou que venha a ser descoberto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Câmara Municipal da Marinha Grande