Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Paço vai inaugurar monumento de homenagem aos ex-militares no próximo dia 29 de Agosto

igrejapaco

A Comissão Pró-Monumento aos Militares do Paço, que estiveram nas frentes de guerra no século XX, agendaram para o próximo dia 29 de Agosto a inauguração de um memorial, a realizar nesta localidade da União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo. O programa do evento tem início marcado para as 15h00 com a recepção às entidades oficiais, seguindo-se, pelas 15h30, uma cerimónia religiosa que incluirá missa campal no adro da Igreja do Paço em honra dos militares falecidos. A inauguração do memorial está marcada para as 16h45. Recorde-se que esta inauguração esteve agendada para 25 de Julho, mas devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, foi adiada. 

Segundo explicou ao ALVORADA Tito Franco Caetano, membro da comissão, o memorial está instalado no Largo da Igreja, ficando também junto do edifício da escola primária, “tendo bem perto os lavadouros públicos, num espaço bonito, bem arranjado e de muito simbolismo para a população”. Este ex-combatente referiu que o monumento pretende perpetuar os militares do Paço que participaram na I Guerra Mundial, passando pela invasão pela Índia à antiga colónia portuguesa e terminando com a Guerra do Ultramar. Estes teatros de operações militares contaram com o envolvimento de um total de 46 militares da povoação lourinhanense.

Este monumento é, segundo Tito Franco Caetano, um projecto da sociedade civil, que o desenhou e concebeu na sua totalidade, “mas quando colocado junto dos responsáveis da Freguesia e do Município, no caso da presidente da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, pela sua dignidade e conceito, obteve o seu apoio no imediato”, enalteceu o responsável.

Texto: ALVORADA
Fotografia: União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo