Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Planalto das Cesaredas foi palco da 11ª sessão de amostragem da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas

borboletasnocturnas

122 indivíduos de 51 espécies foi o resultado da 11ª sessão de amostragem da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas que decorreu no passado dia 7 de Agosto. A espécie dominante nesta sessão foi ‘Watsonalla uncinula’, com 13 indivíduos atraídos à luz. Ao longo da amostragem surgiram também algumas surpresas como o primeiro registo para a estação da ‘Hippotion cellerio’ e ‘Lasiocampa quercus’.

O ALVORADA foi convidado a estar presente nesta sessão, organizada pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas e pelo coordenador deste projecto que teve início a 16 de Outubro de 2020. Ao fim de 11 sessões, Hélder Cardoso afirmou que até agora o balanço é extremamente positivo. “Foi, sem dúvida, surpreendente perceber a diversidade de espécies que um único local pode ter, ainda não completámos um ano de actividade e já temos quase 200 espécies amostradas no Planalto das Cesaredas e perceber qual a relação dessas borboletas com a diversidade da vegetação tem sido fantástico”.

Segundo Hélder Cardoso, o próximo passo deste projecto é tentar alargá-lo ao público, daí terem apresentado a proposta ao Orçamento Participativo da Lourinhã de 2021 ‘O fascinante mundo das Borboletas na Lourinhã’. A proposta foi pensada para as crianças em ambiente escolar, para os jovens e adultos, como forma de realçar a importância das questões ambientais.

Mais informações na próxima edição do ALVORADA.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA