Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ADL revela candidatos às Distinções 2020 atribuídas em sessão ‘online’ devido à pandemia

ADL Distincoes 2020

Já são conhecidos os nomeados das Distinções pelo Desenvolvimento Local 2020. Na situação actual do concelho da Lourinhã devido à pandemia, a entidade organizadora desta iniciativa, a ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, considerou prudente não realizar a gala anual em modo presencial, pelo que está a planear realizá-la apenas com as entidades parceiras e com transmissão ‘online’, no próximo dia 30 de Julho, sexta-feira, pelas 21h00 (local ainda a designar).

Este ano são oito as categorias a votação, sendo apresentados três nomeados pela ADL para cada categoria.

Ambiente (entidade parceira: Lourambi)

- Associação Amigos do Planalto das Cesaredas: em 2020 criou a Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas, que se juntou à rede nacional, um projecto de conservação e divulgação das borboletas nocturnas em Portugal. O local de amostragem foi escolhido por ser um excelente habitat com vegetação autóctone, além de que oferece condições para realizar sessões abertas ao público. O projecto apoia-se no elevado potencial deste grupo de insectos, como bio-indicadores de qualidade e tendências ambientais, em que actuam como avisadores do que se passa no meio ambiente. É assim um projecto importante para conhecer mais sobre as borboletas e o meio em que nos integramos.

- CEIFACOOP: pela organização do ciclo de conferências ‘Alterações Climáticas - Quo Vadis?’. Este ciclo de conferências abordou de forma multifacetada os desafios que as alterações climáticas colocam, e promoveu acções locais, de forma a evitar e minimizar os efeitos negativos das nossas actividades. Em 2020, realizaram-se duas conferências e uma actividade de três dias, que incluiu visitas guiadas a locais de produção de empresas de produtos biológicos e uma iniciativa de plantação de espécies autóctone. Contou com o apoio do Município da Lourinhã.

- Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira: pela pintura da primeira sarjeta do concelho do projecto ‘O mar começa aqui’, lembrando a sua importância para a preservação dos oceanos e contribuindo para a consciência ambiental não só dos alunos mas de toda a população da aldeia.

Associativismo (entidade parceira: Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã)

- Porbatata: em 2020 a Porbatata - Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, criou a Miss Tata, marca colectiva para a promoção da batata portuguesa no mundo. Esta foi a primeira vez que a fileira da batata portuguesa se juntou para criar uma imagem colectiva para este produto, apostando na diferenciação, na qualidade e na origem. A Miss Tata é versátil, dinâmica, colorida e bem-disposta. É a embaixadora das batatas portuguesas no mundo e pretende espelhar atributos que conduzem a uma alimentação nutritiva e equilibrada. A Miss Tata tem orgulho de ser portuguesa! 

- Missão Arco-Íris: a Missão Arco-Íris - Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia, com sede na Lourinhã mas de âmbito nacional, tem como objectivos a inclusão escolar com sucesso, lutar pela adrenalina gratuita, melhores rótulos da indústria e melhor legislação com vista à protecção da vida destas crianças. Em Novembro de 2020 atingiu um dos seus objectivos ao ver aprovado pelo Governo português, a comparticipação a 100% dos dispositivos auto-injetores de adrenalina, com prescrição médica.

Associação Tá a Mexer: pelo projecto ‘Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4.ª geração - Projecto CLDS 4G (Des)envolver + Lourinhã’, que teve início em Outubro de 2020. Este projecto pretende promover a inclusão e coesão social de grupos com maior fragilidade social. As acções incidem principalmente na intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil, com o objectivo de mudar o ciclo intergeracional da pobreza e da desigualdade e promover uma rede de apoio de proximidade. O projecto prevê alcançar 1527 pessoas.

Desporto (entidade parceira: jornal ALVORADA)

Clube de Ténis da Lourinhã: em 2020 trouxeram uma nova modalidade ao concelho - o Padel, após as obras de requalificação e melhoramento dos espaços desportivos e sociais do Clube de Ténis da Lourinhã, com a inclusão de dois novos courts de padel. O financiamento destas obras contou com o apoio do Programa de Equipamentos Urbanos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e com o apoio do Município da Lourinhã.

- Equipa de futsal feminino da Associação de Pregança do Mar: pela subida da equipa feminina, treinada por Ana Castro, à I Divisão do Campeonato Distrital, em Outubro 2020, que representa todo o trabalho, dedicação, atitude ganhadora e união do grupo.

- Ginásio Ativo Fitness Club: pela campanha #eusouativoemcasa de dinamização de aulas gratuitas online durante os períodos de confinamento. Realizaram em 2020 cerca de 50 sessões de 30 minutos, divulgadas a partir do canal de Youtube e redes sociais do ginásio.

Empreendedorismo e Inovação (entidade parceira: Louricoop)

- Quinta Galeana: em 2020, Sérgio Henriques e Rita Barceló, proprietários da Quinta da Galeana, na Lourinhã, iniciaram a criação de marca e venda do produto ‘ovos biológicos da Quinta da Galeana’. O projecto avançou em 2019, com a instalação de novas inquilinas - galinhas, em 5ha desta propriedade, onde circulam livremente durante o dia e à noite recolhem ao galinheiro.

- David dos Santos Batista: pela criação da marca ‘Máscara Portugal’, dedicada à produção de máscaras reutilizáveis, personalizadas, produzidas em Portugal por empresas certificadas pelo CITEVE.

- Topoterra: em 2020 estabeleceu uma parceria com a Leica Geosystems, integrando a rede de estações de referência Dgps GNSS SMARTNET da Hexagon. Esta parceria permitiu a instalação de uma estação de referência permanente na Lourinhã, que assim fica a integrar a rede do maior fornecedor de serviços de correção do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) do mundo. Esta infraestrutura permitirá um aumento da precisão e fiabilidade posicional a todos os utilizadores profissionais de GNSS na região oeste.

Música, Artes e Cultura (entidade parceira: Rádio Clube da Lourinhã)

- Jorge Fernandes: pela exposição ‘Diamantes em Bruto’. Em Janeiro de 2020, depois de um ano em missão em Angola, o ribamarense Jorge Fernandes regressou a casa e trouxe consigo muitas fotografias que decidiu mostrar ao público lourinhanense na exposição itinerante ‘Diamantes em Bruto’, que reúne histórias reais de crianças que viveram na rua “e mostram como o brilho e a luz de um diamante se pode encontrar onde menos se espera”.

- Sons na Minha Terra: festival online organizado pelo Município da Lourinhã, onde músicos nacionais e locais foram convidados a actuar em lugares identitários do nosso concelho. As actuações, sem público a assistir, foram gravadas em vídeo, em locais emblemáticos que reforçam o sentimento de identidade colectiva. Foram produzidos seis vídeo-concertos que foram transmitidos na página de facebook do município, entre Agosto e Setembro de 2020, tendo totalizado milhares de visualizações.

- Dinis Carlos: o jovem cantor, natural de Ribamar, de 19 anos, em Abril de 2020 participou no programa ‘All Together Now’ da TVI, obtendo 97 pontos no máximo de 100. Apesar de não ter passado à semi-final, a sua actuação foi uma das mais elogiadas.

Startup (entidade parceira: GEAL)

- Sílica: pelo lançamento da marca de relógios Silica, em Maio de 2020, pelos jovens lourinhanenses David Delgado, Francisco Malvar, Paulo Alves e João Neto. A colecção conta com seis modelos. O nome inspirado no mineral da areia - Silica, reflecte a identidade da marca, a mistura entre sol e a água, simbolizada nas praias portuguesas que dão nome aos diferentes modelos desta primeira edição.

Juba: em Julho de 2020 é lançada a nova marca de toalhas de praia feitas à mão, uma iniciativa da lourinhanense Liliana Matos. JUBA nasce da sintonia e da cumplicidade de duas amigas que partilham o gosto pela originalidade. A colecção de 2020 mostra toalhas de praia em turco, 50% algodão e 50% poliester, feitas à mão e com os mais variados padrões.

- Olsani: criado pela lourinhanense Maria Coutinho em Novembro de 2020, esta marca tem como objectivo criar ferramentas que ajudem as crianças a brincar, desafiando as suas capacidades, sem imposições ou limitações à sua imaginação. Baseia-se na criação de brinquedos artesanais, sobre histórias tradicionais, produzidos em materiais naturais, como a madeira e algodão, que proporcionam momentos de desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da criatividade infantil.

Turismo (entidade parceira: ESCO)

- David dos Santos Batista - Campanha ‘Visit Lourinhã’: pela campanha de divulgação do concelho, que se reiniciou a 19 de Julho na Praia do Foz e que reproduziu a frase ‘Visit Lourinhã’ com guarda-sóis que foram depois oferecidos aos banhistas. A inicitiva repetiu-se na Praia da Peralta com a oferta de toalhas. Os vídeos destas iniciativas foram o mote para o início da campanha 365 dias na Lourinhã, que tinha como objectivo mostrar, num vídeo diário, a diversidade de actividades lúdicas e empresariais do concelho.

- Yukimura Sushi Bar: em Setembro de 2020 foi distinguido com o prémio ‘Traveller's Choice 2020’, figurando assim no grupo de 10% dos melhores restaurantes do mundo, numa iniciativa do Tripadvisor.

- Furnaka Ecosurf Village: este empreendimento turístico localizado no concelho da Lourinhã, foi reconhecido com o Galardão Green Key da Associação Bandeira Azul da Europa. Este é o primeiro empreendimento turístico do concelho a ser reconhecido com este galardão. No alojamento existe uma horta com uma pequena produção de hortícolas para consumo próprio, sendo os produtos disponibilizados de forma gratuita a todos os hóspedes. Entre várias medidas de eficiência ambiental destaca-se a rega dos espaços verdes que é feita com água de dois poços, e a produção de energia através de painéis fotovoltaicos.

Voluntariado (entidade parceira: Centro de Estudos Históricos da Lourinhã)

- Carlos Valeriano: em 2020, no início da pandemia e face à inexistência de máscaras disponíveis no mercado, Carlos Valeriano criou um grupo de voluntárias para produzirem máscaras. O seu empenho levou à mobilização de centenas de voluntários que costuraram mais de 600 mil máscaras que foram doadas a várias instituições - lares, IPSS e população em geral.

- Alex Santos: baterista lourinhanense que em 2020 iniciou as campanhas solidárias de angariação de bens para a União Audiovisual - núcleo Oeste, que sob o lema #NinguémFicaParaTrás, apoia técnicos do audiovisual e as suas famílias, que vivem em situação precária devido ao cancelamento de todas as actividades do espectáculo. Entre as várias iniciativas, trocou aulas de bateria por sacos de bens alimentares. A União Audiovisual foi criada em Abril de 2020, para colmatar as dificuldades básicas de todos os profissionais do audiovisual.

- OesteSafe: pela organização da campanha ‘Presente Solidário’ de angariação de brinquedos, novos e usados, que foram distribuídos às crianças dos oito bairros sociais do concelho da Lourinhã no Natal de 2020. Contou com o apoio da autarquia na distribuição dos brinquedos angariados. Foram entregues 80 presentes, que resultaram de doaçãos dos seus clientes e outras pessoas que aderiram ao projecto.

Durante a cerimónia serão ainda atribuídas três distinções da responsabilidade da ADL: Carreira (para uma personalidade natural ou residente no concelho que ao longo da sua vida tenha desempenhado um papel activo e relevante na comunidade); Acontecimento do Ano (acontecimento de importância municipal); e Personalidade do Ano (personalidade natural ou residente no concelho que se tenha destacado profissionalmente a nível local, nacional ou internacional).

Texto: ALVORADA