Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sociedade Portuguesa de Paleontologia criada oficialmente no Museu da Lourinhã

Sociedade Portuguesa de Paleontologia

A Sociedade Portuguesa de Paleontologia (SPdP) foi criada oficialmente esta quarta-feira no Museu da Lourinhã, onde fica sediada, tendo como principal passo reunir todos os paleontólogos nacionais.

Segundo revelou o mentor desta nova associação, o paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus, docente da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Museu da Lourinhã, “a paleontologia em Portugal está a crescer de forma significativa, sendo uma ciência que agrupa estudiosos e técnicos com diferentes formações e valências: biólogos, geólogos, arqueólogos e museólogos, pelo que se justificava a criação de uma sociedade própria”.

Octávio Mateus é o sócio Nº1 da SPdP, ao qual se juntaram na sus constituição sete outros fundadores de norte a sul do país, presentes ou representados: Artur Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Zélia Pereira (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), Paulo Fernandes (Universidade do Algarve), Ausenda Balbino (Universidade de Évora), João Zilhão (Uniarq - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), Bruno Pereira (GeoParque Oeste) e Carlos Marques da Silva (Universidade de Lisboa). Estiveram no acto constitutivo da instituição quatro paleontólogos: Carlos Marques da Silva, Bruno Pereira, João Zilhão e Octávio Mateus.

A SPdP foi criada numa cerimónia “curta mas cheia de simbolismo”, no interior do Museu da Lourinhã, rodeada de fósseis de dinossauros, “estando na mesa espécimes do gastrópode Tylostoma, o primeiro género baptizado com base em exemplares de fósseis portugueses”, destacou Octávio Mateus. O evento foi depois brindado com Aguardente da Lourinhã - Edição Jurássica e Tarte Dª Isabel.

De acordo com os estatutos, a SPdP é uma associação científica de estudo e protecção de fósseis e jazidas fósseis, que tem como objectivos, nomeadamente, proteger, promover, valorizar, dinamizar e divulgar a paleontologia, nas suas diversas vertentes; desenvolver as bases científicas e técnicas para a aplicação de medidas de gestão e protecção de fósseis; elaborar e divulgar princípios orientadores para estudos em paleontologia; e contribuir para a formação da população em geral e grupos específicos sobre fósseis, vida extinta e outras actividades ligadas à paleontologia e à divulgação.

Texto: ALVORADA
Fotografia: SPdP