Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Canadá: Instituição liderada pelo lourinhanense Jack Prazeres quer angariar meio milhão de dólares para apoios sociais

jack prazeres Canada

A instituição de solidariedade social luso-canadiana presidida pelo lourinhanense Jack Prazeres lançou uma campanha para angariar perto de meio milhão de dólares canadianos para financiar os seus programas de apoio social até ao final do ano. “Pretendemos angariar 450 mil dólares (307 mil euros) para financiar e dar continuidade aos nossos programas até ao final do ano, sem termos que suspender nenhum dos serviços”, afirmou Jack Prazeres, presidente da Luso Canadian Charitable Society (LCCS, sigla em inglês), à agência Lusa.

A instituição está a organizar até ao próximo dia 18, a ‘Luso Virtual Volta’, um evento que, pelo segundo ano consecutivo, está a ser realizado de uma forma virtual devido à pandemia. “Tentamos ajudar 300 famílias diariamente, já voltámos a abrir as portas fisicamente, em Junho. Nos últimos dois meses, as nossas actividades têm sido desenvolvidas virtualmente, tem sido difícil encontrar funcionários para operarem nesta área, o que ainda vai inflacionar o nosso orçamento”, sublinhou o empresário e líder comunitário, natural da Pinhoa.

A LCCS é um centro de apoio social sem fins lucrativos que presta assistência a portugueses e lusodescendentes portadores de deficiência. A instituição fundada em 2003 dispõe de três centros, em Toronto, Mississauga e Hamilton, que prestam assistência a cerca de 300 utentes diariamente. Alguns dos utentes dispõem de um apoio do governo provincial através do subsídio ‘Passport’, destinado a adultos com 18 ou mais anos, para participarem nas actividades comunitárias, integrando-os de uma forma ativa na sociedade. “Mas é muito pouco”, não lhes permite estarem no centro “cinco dias por semana”, explicou. Devido à pandemia, muitos dos programas existentes na instituição foram adaptados, mantendo todas as regras de segurança sanitária, como o distanciamento social.

A LCCS pretende, num futuro próximo, abrir um novo centro, com 30 apartamentos, aberto 24 horas por dia, para acolher famílias idosas e pessoas portadoras de deficiência. “Já temos um fundo em cerca de 500 mil dólares canadianos (341 mil euros) para um centro que funcione 24 horas, para quando os pais já não possam tomar contar dos filhos, alguns já com 70 ou 80 anos, uma situação recorrente na comunidade portuguesa, as listas de espera são demorosas, que vão de cinco a 15 anos”, concluiu Jack Prazeres.

O emigrante lourinhanense, de 58 anos, vive no Canadá desde 1974, estando profissionalmente ligado ao sector da construção civil. Jack Prazeres foi galardoado em 2018 pela ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, na categoria ‘Lourinhanenses no Mundo’ durante a X Gala das Distinções, pelo seu trabalho em prol da comunidade emigrante portuguesa na região de Toronto. Localmente o seu contributo para a sociedade canadiana foi reconhecido com o prémio Jubileu da Rainha - o Canadá é um dos 54 países que integra a Commonwealth - e, ainda, com diversos prémios pelo seu papel interventivo na comunidade. Também da parte do Estado Português foi condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito de Portugal. Enquanto presidente da Luso Canadian Charitable Society, tem contribuído para dar apoio a famílias com adultos portadores de deficiência, grande parte deles portugueses ou luso-descendentes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados