Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho decorrem entre 23 e 27 de Junho

feriadomunicipal2021

Decorrente da pandemia por Covid-19, as cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho decorrem este ano a 23, 24, 26 e 27 de Junho, em formato híbrido. As celebrações contarão com a presença de duas comitivas de vilas geminadas, nomeadamente o município alemão de Bad Liebenzell e o município francês de Deuil-La Barre.

O programa tem início às 21h00 do dia 23, quarta-feira, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com a exibição do filme ‘Labirinto da Saudade’ - Homenagem a Eduardo Lourenço, à qual se seguirá uma conversa com o realizador, Miguel Gonçalves Mendes e Noiserv, autor da banda sonora do filme. Esta sessão será aberta ao público e, apesar de gratuita, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direcção Geral da Saúde.

No dia 24, às 10h15, o auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense receberá, apenas para convidados, a sessão solene evocativa do Dia do Concelho, que será transmitida em direto na página de Facebook do Município da Lourinhã. Nesta sessão, para além de outros actos oficiais, será confirmado o acordo de geminação, celebrado em 2019, entre o município da Lourinhã e o município alemão de Bad Liebenzell.

Nesse dia, às 15h00, decorrerá também a inauguração do Espaço Museológico ‘Olhar o Mar’, em Ribamar e, às 17h00, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, será apresentado o livro ‘O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos’, de Marli Vitorino, uma jovem lourinhanense, enfermeira numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Médico-Cirúrgicos, do Hospital de Santa Maria, destinada para o tratamento de pessoa com Covid-19.

O dia termina no auditório da AMAL, às 21h00, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha. O evento será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direcção Geral da Saúde.

No dia 26, sábado, às 15h00, decorrerá a abertura da mostra de arte ‘Calhau no Planalto’, nas localidades de Moledo, Reguengo Pequeno e Pena Seca. Organizada pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, o evento conta com o apoio do Município da Lourinhã. Ainda no dia 26, entre as 17h00 e as 18h30, será feita a entrega à população de três dos projectos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã, nomeadamente o Parque de Lazer da Atalaia, a melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica e Elevar a Ginástica - Homenagem à Professora Jacinta Santos - Hóquei Clube da Lourinhã.

O dia termina com o concerto de São Pedro, às 21h00, no auditório da AMAL. Mais uma vez, o concerto será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direcção Geral da Saúde.

No dia 27, domingo, a Galeria Municipal da Lourinhã receberá, às 15h00, o encerramento da exposição de fotografia ‘Atletas de Cá’ de Mário Vasa e Pedro Zenkl, que contará com a presença dos atletas e dos fotógrafos.

As cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho terminam às 17h00, com a abertura da mostra de arte ‘Calhau no Planalto’, nas localidades de Reguengo Grande e Cesaredas.

Os bilhetes para a sessão de cinema e para os concertos, deverão ser levantados antecipadamente pelo público, no Posto de Turismo da Lourinhã.