Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

21 restaurantes do concelho aderiram à Quinzena Gastronómica do Polvo que tem início amanhã

polvobraga

Tem início esta quinta-feira, dia 20, a 12ª edição da Quinzena Gastronómica do Polvo que irá decorrer em 21 restaurantes do concelho da Lourinhã até ao próximo dia 30. Promovida pelo Município da Lourinhã, a iniciativa visa preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional do concelho, bem como incentivar à inovação e ao desenvolvimento da economia local.

Na edição deste ano os participantes poderão degustar uma variedade de pratos, dos mais tradicionais aos mais inovadores, onde o polvo do concelho é rei: Creme aveludado de polvo; Espetadinha de polvo e camarão com molho Teriyaki; Pataniscas de polvo com arroz de feijão; Polvo confitado com esmagada de batata e abóbora, perfumado com Aguardente DOC Lourinhã e Polvo em sous vide com linguini nero e couli de pimentos, são algumas das mais de 50 iguarias criadas propositadamente para o evento.

No primeiro dia do evento será publicado nas redes sociais do Município da Lourinhã um vídeo de apresentação oficial e lançamento desta quinzena por parte do vereador responsável pelo pelouro do Turismo, João Serra e, no dia 22, às 12h30, haverá um directo do Chef Chakall através da página de Instagram @chefchakall.

A lista de restaurantes aderentes à iniciativa conta com a presença da Adega do Careca (Atalaia), Alma Nova (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Restaurante Residencial Braga (Vimeiro), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Restaurante Cervejaria Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), DinossauroFood (São Bartolomeu dos Galegos), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Foz Restaurante (Praia da Areia Branca), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Moleiro (Casal da Murta), O Pão Saloio (Toledo), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Viveiro (Praia de Porto Dinheiro), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia).

Além da Quinzena Gastronómica do Polvo, o município deixa um convite aos visitantes para a descoberta da região da Lourinhã e dos seus pontos de interesse como a Mostra Urbana de Dinossauros - um percurso com modelos de dinossauros à escala real no interior da vila, o Dino Parque - o maior museu ao ar livre de Portugal, o Museu da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. No Moledo, os visitantes poderão reviver os amores de Pedro e Inês, percorrendo a Mostra de Arte Pública, bem como descobrir as azenhas do Vale Cornaga e os moinhos de vento da Pinhôa.

Com uma linha de costa de 12 quilómetros, a Lourinhã oferece ainda uma vasta diversidade de praias, como Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Em breve, poderá ser visitado um espaço museológico dedicado às tradições piscatórias: o espaço museológico ‘Olhar o Mar’, em Ribamar. Este espaço propõe-se a preservar a história da pesca e dos pescadores da região e as técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. Além disso, poderão também ser observados vários objectos tradicionais de pesca, nomeadamente do polvo.

João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã refere que “a apenas 45 minutos de Lisboa, a região da Lourinhã disponibiliza inúmeros pontos de interesse para residentes, visitantes e turistas. Seja pela sua reconhecida gastronomia local, pela sua galardoada Aguardente DOC Lourinhã, pelas suas magníficas praias ou pelo seu passado ligado aos dinossauros e à batalha que pôs fim à Primeira Invasão Francesa em Portugal, há muito para conhecer e experienciar na Lourinhã, tanto agora no final de Maio, como ao longo de todo o ano”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados