Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Livros a Oeste’ tem início amanhã com programa maioritariamente em ambiente digital

livrosaoeste2021

‘Quantas Histórias Cabem Numa História?’ é o mote do Festival Literário ‘Livros a Oeste’ que está de regresso à Lourinhã entre os dias 11 e 15 de Maio, depois da edição do ano passado ter sido cancelada devido à pandemia de Covid-19. Organizada desde 2012 pelo Município da Lourinhã, esta manifestação cultural, de carácter anual, “patenteia já uma referência na programação cultural da região Oeste, congregando manifestações artísticas de diversas áreas, em torno do livro e da leitura, com uma especial atenção para o público escolar”, refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.

Com uma programação diversificada que abrange tanto o público escolar como a população em geral, esta edição vai contar com sessões online que serão transmitidas no facebook e canal de Youtube do município e com sessões presenciais no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com lugares limitados (inscrições através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

A poucas horas do início desta iniciativa, o ALVORADA falou com o programador do evento, João Morales que afirmou que apesar desta edição se realizar em diferentes moldes devido às restrições causadas pela pandemia Covid-19, as expectativas são bastante elevadas. “O ano passado não houve a edição por isso também termos utilizado o termo ‘Reencontro’ para a edição deste ano”, contou o responsável.

A opção que tomámos pelo formato foi uma forma de termos a certeza de que iria haver festival e termos algum controlo sobre os conteúdos e sobre o caminho que a organização do festival iria poder levar, uma vez que tudo isto começa a ser pensado no final do ano passado e início de Janeiro deste ano e aí Portugal vivia uma situação muito distinta sobre a qual não saberíamos qual iria ser a evolução”, explicou João Morales.

Visto que a situação melhorou de alguma forma, “permitiu-nos muito recentemente decidir que as sessões que estavam previstas para a noite passassem para as 19h30, com público presencial, para nos podermos adaptar às restrições de horário que ainda vigoram”. Para João Morales, o objectivo primeiro “é que todos, em especial os habitantes da Lourinhã, possam aproveitar melhor e o máximo deste festival”, concluiu.

A sessão de inauguração contará com uma apresentação do poeta e performer Paulo Condessa, pelas 10h00, e, uma hora depois, serão anunciados os vencedores do Prémio de Contos Livros a Oeste/Município da Lourinhã de 2021.

Nesta edição, os autores convidados são: Adolfo Luxúria Canibal, Afonso Cruz, Amosse Mucavele, Ana Bárbara Pedrosa, António Mota, Antônio Torres, Bruno Caetano, Manuel Fernando Pinto do Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Zambujal, Isaque Ferreira, João Carlos Callixto, José Luís Peixoto, Karyna Gomes, Lopito Feijóo, Luís Louro, Manuel Ruas Moreira, Mário Zambujal, Miguel Real, Ondjaki, Patrícia Portela, Paula Delecave, Pedro Vieira, Rachel Caiano, Ricardo Fonseca Mota, Ricardo Santos, Rogério Ribeiro, Rui de Almeida Paiva, Rui Eduardo Paes, Rui Zink, Sara Barros Leitão, Sebastião Peixoto, Sérgio Godinho, Sofia Fraga, Tânia Ganho, Tânia Martuscelli e Weberson Santiago.

Nos vários dias do festival destaca-se uma homenagem a Isabel Mateus, fundadora do Museu da Lourinhã, falecida recentemente; as estruturas artísticas Sombronautas, Apanha Palavras e Papa-Léguas, esta última, assinalando os 400 anos do nascimento de La Fontaine, com espectáculos e performances concebidos especificamente para este festival; o músico e contador Gil Dionísio e o músico e performer Humberto protagonizarão momentos artísticos multidisciplinares; a artista plástica Do Carmo Vieira expõe na Galeria Municipal da Lourinhã alguns dos seus extraordinários retratos de escritores portugueses; as habituais sessões de leitura pública, Cantos da Palavra, em formato online; apresentações de novidades literárias; e uma Feira do Livro ‘online’, em parceria com a Livraria Snob, que terá em destaque os livros dos autores convidados, acessível em www.livrariasnob.pt, de 8 a 15 de Maio.

A programação completa pode ser consultada em https://portaldomunicipe.cm-lourinha.pt/menu/1204/livros-a-oeste---2021.

Texto: ALVORADA