Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Censos 2021: processo tem início dia 5 de Abril com entrega de carta porta-a-porta pelos recenseadores

censosentregamaterial

Está a decorrer durante esta sexta-feira, dia 1, a entrega do material de apoio, coletes, pastas, cartões, cartografia e programas digitais activos às 40 pessoas envolvidas no processo de recenseamento na Lourinhã, entre recenseadores, coordenadores de freguesia e delegado municipal. A entrega do material decorre nas instalações da  Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã com a presença de Cláudia Oliveira, delegada sub-regional do INE - Instituto Nacional de Estatística dos municípios do Cadaval, Bombarral e Lourinhã, Fernando Ferreira, coordenador de freguesia e João Leitão, delegado municipal.

O XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação - Censos - terão lugar entre os dias 5 de Abril e 3 de Maio e serão realizados pelo INE em articulação com as autarquias locais, conforme decorre da legislação nacional.

O objectivo central do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.

As respostas são confidenciais e obrigatórias, de acordo com a legislação em vigor.

A partir desta segunda-feira, dia 5, serão depositados, pelos recenseadores, em regime porta-a-porta, nas caixas de correio, códigos de acesso aos questionários disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística. A segunda e última fase inicia-se a 19 de Abril e decorre até 3 de Maio, quando a recolha da informação passa pela resposta aos inquéritos. Este ano, estas poderão ser dadas presencialmente, com preenchimento feito pelo recenseador ou com autopreenchimento; por via digital, no site do Instituto Nacional de Estatística, em www.censos2021.ine.pt; por telefone; no e-balcão de cada Junta de Freguesia. Neste último caso, terá que ser feita marcação prévia, para o contacto da respetiva Junta.

Na Lourinhã estão 40 pessoas envolvidas no processo, entre recenseadores, coordenadores de freguesias e delegado municipal. Os rostos e os nomes de todos os intervenientes podem ser visualizados no facebook do jornal ALVORADA ou no do Município da Lourinhã. Em todo o concelho, o INE estima que existam 17440 alojamentos, entre os quais, 9785 são de residência habitual. Será entregue uma carta por agregado familiar.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA