Covid-19: Centro de Vacinação do SNS abriu hoje no pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã
- Lourinhã
- 25/03/2021 11:19
162 pessoas com mais de 80 anos vão ser vacinadas ao longo do dia de hoje com a vacina da Pfizer contra a Covid-19, no Centro de Vacinação do SNS - Serviço Nacional de Saúde, instalado no Pavilhão Desportivo da Casa do Povo da Lourinhã. O espaço, que abriu hoje ao público, vai funcionar com marcações das 9h00 às 16h00, mas o horário variará diariamente consoante o número de vacinas que chegarem ao Centro de Saúde da Lourinhã. Este fim-de-semana serão os professores a ser vacinados neste espaço.
Como explicou ao ALVORADA a enfermeira Carla Correia, que hoje é a coordenadora do Centro de Vacinação, o utente quando chega ao espaço faz o ‘check-in’ à entrada com a funcionária administrativa, passa para a zona de preenchimento de um questionário e aguarda numa sala que tem capacidade para 50 pessoas. Posteriormente, o enfermeiro chama o utente para uma das três ‘boxes’ para lhe ser administrada a vacina e aguarda 30 minutos na sala de espera, junto à saída, que também tem capacidade para 50 pessoas.
Neste Centro de Vacinação estará diariamente uma pessoa para a preparação das vacinas, um enfermeiro por ‘boxe’, um coordenador do espaço, um médico, duas administrativas e auxiliares para fazer a higienização do local.
A abertura ao público deste equipamento contou com a visita do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, do vereador João Serra e do Coordenador Municipal de Protecção Civil, Carlos Pereira. António Martins, director-executivo do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, entidade responsável pela gestão do Centro de Vacinação, visitará o espaço durante a próxima semana.
Mais informações na próxima edição impressa do ALVORADA.
Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA