Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Centro de Vacinação do SNS abriu hoje no pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã

postovacinacao

162 pessoas com mais de 80 anos vão ser vacinadas ao longo do dia de hoje com a vacina da Pfizer contra a Covid-19, no Centro de Vacinação do SNS - Serviço Nacional de Saúde, instalado no Pavilhão Desportivo da Casa do Povo da Lourinhã. O espaço, que abriu hoje ao público, vai funcionar com marcações das 9h00 às 16h00, mas o horário variará diariamente consoante o número de vacinas que chegarem ao Centro de Saúde da Lourinhã. Este fim-de-semana serão os professores a ser vacinados neste espaço.

Como explicou ao ALVORADA a enfermeira Carla Correia, que hoje é a coordenadora do Centro de Vacinação, o utente quando chega ao espaço faz o ‘check-in’ à entrada com a funcionária administrativa, passa para a zona de preenchimento de um questionário e aguarda numa sala que tem capacidade para 50 pessoas. Posteriormente, o enfermeiro chama o utente para uma das três ‘boxes’ para lhe ser administrada a vacina e aguarda 30 minutos na sala de espera, junto à saída, que também tem capacidade para 50 pessoas.

Neste Centro de Vacinação estará diariamente uma pessoa para a preparação das vacinas, um enfermeiro por ‘boxe’, um coordenador do espaço, um médico, duas administrativas e auxiliares para fazer a higienização do local.

A abertura ao público deste equipamento contou com a visita do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, do vereador João Serra e do Coordenador Municipal de Protecção Civil, Carlos Pereira. António Martins, director-executivo do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, entidade responsável pela gestão do Centro de Vacinação, visitará o espaço durante a próxima semana.

Mais informações na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA